A ATIVIDADE REFLEXIVA
Por: WELLINGTON TREVIZAN • 26/5/2022 • Monografia • 695 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
PLANO DE AULA
Discente: Wellington Vinicius Trevizan
I. Tema: Decodificando as letras do alfabeto |
II. Dados de identificação: Série: 1° ano do Ensino Fundamental Duração: 45 minutos |
III. Objetivos:
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IV. Conteúdos: Análise Linguística / Semiótica |
V. Habilidade(s) da BNCC: EF01LP04; EF01LP10 e EF01LP11 |
VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas): Em um primeiro momento recomendo que o educador utilize como recurso didático para a introdução das letras do alfabeto para os alunos, uma atividade que seja estimuladora, para logo após potencializar o debate em relação ao objeto de aprendizagem que trata sobre o reconhecimento do alfabeto com o uso das tecnologias digitais. Por ventura, com o jogo educativo da pesca de letras, à disposição no site da escola games. Desse modo, o professor iniciaria aula com a “cantiga de roda fui ao mercado”, para que os estudantes dancem e cantem ao mesmo tempo. Depois da canção, apresentar o texto escrito em cartolina para os estudantes que achar-se-á incompleto. Para que os alunos sejam capazes de completa-lo deverão utilizar as letras que se encontram no chão, então conforme forem cantando de novo a música poderão ir inserindo o texto. É importante mostrar para os alunos as letras que fazem parte da identificação deles e dos colegas. Tendo em vista que o método de alfabetização e reconhecimento das letras tem possibilidades de intensificação se partirem de algo importante para o aluno. Depois desse momento evidenciar para os estudantes a palavras CAFÉ e o nome de algum colega. Desde a palavra trabalhar com os pré-silábicos a clareza das letras do alfabeto. Apresentando sempre algumas questões com os alunos, por exemplo: Quais letras tem na palavra CAFÉ que tem no nome do colega? Onde mais vocês estão encontrando essas letras? Provavelmente irão instigar os alunos e motivá-los para responder. De maneira bem lúdica o professor será capaz de dizer que vai lançar um desafio para os estudantes e perguntar se eles aceitam o desafio. Nesse instante o professor pode apresentar o recurso tecnológico, o jogo educativo à disposição no site da escola games. Será um momento de envolvimento da turma, na ocasião que essas ferramentas tecnologias fazem parte da rotina de alguns estudantes, que a cada dia estão se familiarizando com as tecnologias digitais. |
VII. Recursos didáticos: Computador com acesso à internet. |
VIII. Avaliação: A avaliação da aprendizagem, nessa atual proposta terá que seguir alguns critérios de linearidade e sem nenhuma intenção de classificar o estudante. Primeiramente o educador irá assistir a participação do aluno, se todos estão inteirando. Nessa perspectiva a avaliação será continua e formativa, tendo em vista que o educador poderá através de sua observação atenta auxiliar os estudantes que não estão conseguindo realizar a atividade, entendendo suas limitações e acompanhando os avanços da turma. |
IX. Bibliografia: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. |
X. Anexos (se houver): |
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