A Apresentação da Metodologia de Trabalho das Competências da BNCC
Por: Debora Moreira • 1/11/2022 • Dissertação • 457 Palavras (2 Páginas) • 1.346 Visualizações
[pic 1]
Nome Completo: Débora Moreira | RGM: |
Instituição: Cruzeiro do Sul | Data: 01/06/2022 |
Curso: Pedagogia Licenciatura | |
Disciplina: Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
Atividade: Apresentação da Metodologia de trabalho das competências da BNCC |
Tratar de educação envolve falar de uma ciência de um processo socialmente construída, portanto mutáveis.
Levando em consideração tal ideia, as estratégias de ensino estão diretamente associadas com o objetivo do aprendizado. Nos últimos anos, grandes transformações aconteceram em distintas áreas do conhecimento e essas promoveram impactos sobre a compreensão e as estratégias no processo de ensino aprendizagem.
Com base em pesquisa feita pelo Brasil, em diversas escolas de Ensino Fundamental a metodologia ativa colaborativa e importante para a aprendizagem do estudante. Nos dias atuais é preciso se aprimorar das melhores técnicas de aprendizagem e recursos lúdicos, assim o educando e motivado a participar da aula despertando-se pela aprendizagem ele se torna protagonista em sala de aula, tornando as aulas mais ativas os educando estarão desenvolvendo e explorando a capacidade de refletir e aprender fazendo e não só ouvindo e memorizando os conteúdos apresentados muitas vezes sem saber o porquê está sendo ensinadas determinadas matérias, qual a finalidade, como usar na vida.
As competências da BNCC são dez, a metodologia ativa vai englobar todas as áreas, mas a competência cinco que fala sobre compreender, utilizar e criar tecnologia digital de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas se exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Gostaria de ressaltar a ramificação que é trazer jogos para a sala de aula aliados na aprendizagem dos conteúdos.
A BNCC é um documento que descreve as atividades básicas e essenciais chamadas de habilidades para todo educando brasileiro do ensino infantil, fundamental e ensino médio, o grande desafio é produzir atividades pedagógicas baseadas nas competências.
Para concluir a metodologia ativa e suas competências quero resaltar.
Segundo Farias a educação do século XX foi construída a partir das ideias de aprendizagem de pensadores como: Montessori, Frenet, Piaget, Vygotsky, David Ausubel, Paulo Freire e Michael Froucault (FARIAS ET AL.2015).
De acordo com Paulo Freire em “Pedagogia da Autonomia” é necessário haver respeito pela autonomia do educando seja ele criança, jovem ou adulto: sua curiosidade, o gosto estético, a linguagem, a curiosidade não podem ser omitidas visto que ao fazer isso o professor está minimizando sua importância e eximindo sua própria obrigação de educar, formar esse aluno (FREIRE, 1996).
Referencias: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/202-o-uso-de-metodologias-ativas-colaborativas-e-a-formacao-de-competencias-2?highlight=WyJtZXRvZG9sb2dpYXMiLCJhdGl2YXMiLCJtZXRvZG9sb2dpYXMgYXRpdmFzIl0=
...