A Apresentação da Pesquisa e Prática Profissional.
Por: tatacisterna • 6/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.002 Palavras (13 Páginas) • 318 Visualizações
1. Introdução:
A Apresentação da Pesquisa e Prática Profissional.
A escola se caracteriza como um espaço de relações e produção do conhecimento científico percebeu então a instituição escolar numa constante dinâmica de construção, os agentes que nela se inserem são elementos significativos para a definição da organização escolar, pois cada se interpõe nas ações coletivas a partir de suas várias vivências individuais.
Outros fatores também contribuem para o encaminhamento das ações escolares na qualidade de estratégias que regulamentam a organização escolar, como: definição de políticas públicas; o PPP- que define a concepção de educação, homem e sociedade, metodologia de trabalho, currículo, avaliação da aprendizagem e institucional, formas de gestão; regimento escolar; a formação docente continuada.
As relações educativas vivenciadas no contexto escolar, os instrumentos que regem a escola, as diferentes formas de organização coletiva que mobilizam os espaços educacionais e o trabalho pedagógico que de fato desencadeia a concretização da ação pedagógica devem ser, de forma participativa, construídos e assimilados a partir de um debate amplo com toda a comunidade escolar e estar evidentemente articulados e integrados. Não apenas entre si, mas vinculados com as necessidades da comunidade local, respeitando as características daquela clientela, compreendendo que a organização escolar faz parte de um permanente processo de reflexão entre todas as instâncias que compõem a instituição de ensino.
1.2-Objetivos da Pesquisa e Prática Profissional. - Conhecer o espaço escolar, no que se refere à estrutura, distribuição e organização;
- Conhecer os instrumentos normativos que regem à escola;
- Compreender a relevância dos instrumentos normativos na organização do trabalho pedagógico.
1.3-Justificativa da importância da pesquisa e da prática para a formação profissional do futuro pedagogo.
É de suma importância que a pesquisa e a prática profissional estejam interligadas e que seja indubitavelmente condizente com realidade vivida na sala de aula .
Dessa forma, pode-se afirmar que pesquisa e prática profissional não devem ser separadas.
1.4-Metodologia adotada durante a realização da pesquisa.
Sujeitos: Diretor pedagogo e professores,
Instrumento/ técnica: Foram realizadas entrevistas aos profissionais que atuam na escola investigada.
2- Desenvolvimento
2.1-Função social da escola.
Em termos governamentais, a função social da escola é formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. (MEC, 2008)
É pertinente observar que o documento do MEC valoriza, sobremaneira, a formação do sujeito histórico consciente, a partir de uma perspectiva de emancipação social, política e econômica. Mediante a educação, a pessoa não apenas aprenderia a bem escolher os governantes, como também a definir seu próprio destino e o destino da sociedade. (MEC, 2008)
A organização escolar compreende uma profunda análise da função da escola nos dias atuais. Perceber o papel dessa instituição os contextos da sociedade pressupõe o entendimento do que queremos da educação e aonde queremos chegar como sociedade.
Nosso país não teve grandes avanços relacionados à educação, pois os resquícios do período colonial e jesuítico e o descomprometimento com a educação para as camadas populares deixaram um legado que até hoje interfere nos processos de compreensão da função da escola.
A escola como uma instituição que deve procurar a socialização do saber, da ciência, da técnica e das artes produzidas socialmente, deve estar comprometida politicamente e ser capaz de interpretar as carências2.2-Definição de educação, ensino e pesquisa estabelecendo a importância destas ações para a atuação do professor no contexto educacional.
Educação refere-se ao desenvolvimento da pessoa, sua trajetória de vida, desde o nascimento até a sua morte, ou seja, é tudo o que podemos aprender durante o processo da nossa existência, visto que o ser humano nunca para de aprender.
O ensino é um processo de interação entre professor e aluno no qual o conhecimento a respeito tanto da parte técnica da educação, como da parte civil, ética e moral, não passa somente pela transmissão de informações, mas principalmente pela reflexão sobre estas, o que torna o conhecimento uma questão de construção.
A pesquisa é também um processo em que o conhecimento é construído por meio de interpretações que devem ser fundamentadas em fontes de pesquisa; as conclusões às quais o pesquisador chega são parte do saber a ser continuamente interpretado, debatido e revisto pelas sociedades humanas.
2.3-A pesquisa enquanto principio educativo, enfatizando a atuação do professor pesquisador.
A pesquisa precisa ser compreendida como um componente, não apenas de encaminhamento da prática pedagógica e do aluno, mas também como elemento que promove o redimensionamento da prática pedagógica do professor, fazendo com este repense suas ações e sua formação .
A pesquisa deve ser concebida como cerne do processo científico, mas em igual intensidade, como processo de formação.
A pesquisa precisa entrar nasala de aula e estabelecer-se não para dizer o que o professor deve fazer, mas para fazê-lo entender melhor o que está acontecendo ali. Os professores, ao realizarem pesquisa, aprendem e apreendem processos de produção de conhecimento, de questionamento de sua própria prática, para o desenvolvimento de uma atitude investigativa, autônoma, criativa e comprometida.
2.4-Desafios na relação com aluno, escola e comunidade.
A contribuição da comunidade na escola pode gerar confusão, seja por submetê-la a pressões de grupos em defesas de interesses específicos, ou seja, por torná-la palco de disputas de caráter partidário,
...