A Arte e Literatura na Infância
Por: Rafael Lopes • 26/4/2023 • Trabalho acadêmico • 525 Palavras (3 Páginas) • 122 Visualizações
Centro Universitário Senac
Santo Amaro
Emily Pereira da Silva
Produção de texto individual
Arte e Literatura na Infância
São Paulo
2020
A narrativa está presente dês de cedo da vida da criança, em seus primeiros dias de vida vem em forma musical, sua mãe acalenta seu filho sonolento em seu colo e logo começa a cantar canções de ninar. Quando mas crescido é apresentados os outros tipos de narração como:
As cantigas de roda são construídas de forma simples e repetitivas. Também conhecida como ciranda, a brincadeira musical é cheia de ritmo, onde a criançada canta e dança fazendo com que lhe desenvolva a audição, os movimentos, ritmo, linguagem oral, equilíbrio e até mesmo a memória. “[...]Meu limão, meu limoeiro, Meu pé de jacarandá, Uma vez, tindolelê, Outra vez, tindolalá!” Segundo Martins (2003, pag.181). “A criança vive mergulhada num ambiente sonoro, ainda vive, brinca com os sons. A sua comunicação é lúdica”. Podemos ver o porquê é tão comum vermos a brincadeira de roda na Educação Infantil.
Já as parlendas são pequenos versos, que contém rima e ritmo, de forma lúdica vem entretendo as crianças e trabalhando com sua imaginação "Meio dia, Panela no fogo, Barriga vazia. Macaco torrado, Que vem da Bahia, Fazendo careta, Pra dona Sofia." A parlenda também serve como método educativo pois é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.
A Lenda é uma narrativa oralmente transmitida pelas pessoas, sendo uma narrativa fantasiosa sobre fatos, narram sobre cultura e tradição popular. Nela é explicado acontecimentos sobrenaturais e misteriosos que o “senso-comum” não consegue entender, exemplo: “(Saci-Pererê, do Monteiro Lobato; Iara de Olavo Bilac)”. A Lenda é super importante para a criançada ela leva imaginação longe e traz a cultura folclórica que simboliza a cultura popular.
Temos também a Fábula nela quase sempre apresenta um ensinamento moral, são pequenas narrações que envolve pessoas e animais (normalmente animais com características humanas) como por exemplo: “(A cigarra e a formiga, de Esopo)” que mostra que devemos nos planejar e a importância do trabalho, “( A lebre e a tartaruga, de Esopo)” que nos ensina que não devemos apenas confiar na nossa capacidade temos que nos esforçar também. Sendo assim podemos ver o quanto esta narrativa é importante no cotidiano infantil ela colabora com a formação e valores dos pequenos.
O objetivo do Trava-Línguas é estimular a criatividade das crianças, a imaginação e a brincadeira, com ele também é trabalhado a linguagem oral, a interação social e a dicção. O trava-línguas é formado por um conjunto de palavras que juntas viram uma frase de difícil pronunciamento. O desafio é falar rápido sem errar e ir repetindo, como por exemplo; “[...] Dorme o gato, corre o rato e foge o pato”.
As Adivinhas sempre começam com a pergunta “O que é, o que é...?” é uma brincadeira folclórica e faz parte da literatura popular, é um jogo desafiador e permiti a interação da criança, além de estimular sua inteligência: “ [..] O que é, o que é, é cheia de furinhos, mas consegue reter água?”.
...