Tema: Escultura de Massinha
[pic 1] Público: Crianças de 4 a 6 anos.
Objetivo: Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem da modelagem, explorando as texturas de objetos e materiais; Confeccionar um trabalho artístico de escultura.
Conteúdo: Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para fazê-lo artístico; Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
Metodologia da ação pedagógica: A aula será realizada em sala de maneira interdisciplinar, com apreciação das esculturas e fabricação da massinha de modelar, confecção de esculturas e apreciação das próprias produções. Para o desenvolvimento da aula será necessários, um cartaz contendo a receita da massinha (farinha de trigo, bacia, sal, vinagre, água, guache de cores variadas para a massa de modelar), papel madeira, vários objetos com pentes, pedras, brinquedos e uma escultura feita pela professora. Plano de Atividade De início, em uma roda de conversa, a professora apresentará sua escultura, para apreciação, onde as crianças farão a leitura e análise da obra, no decorrer do diálogo a professora comentará as características da escultura e a matéria prima que foi usada, será apresentada as crianças para que possam sentir sua textura.
Depois, em roda no chão da sala as crianças receberão algumas orientações, mencionando que a próxima atividade é a fabricação de massinha de modelar. Nesse momento as crianças receberão uma bacia média e pequenas porções dos ingredientes já anteriormente separados. De início a professora trabalhará a oralidade, falando sobre receita, para que serve quem já presenciou a mãe preparando algum prato, expondo um pouco do gênero textual prescritivo, etc. Em seguida a professora apresentará um cartaz contendo a receita da massinha, após leitura, será executada a fabricação ao passo das instruções recebidas da leitura da receita em cartaz. Primeiro o trigo, depois o sal, o vinagre, a água, depois de misturados dar cor com guache (cada criança receberá cor diferente). Durante a fabricação a criança será instigada a observar e comentar a textura dos ingredientes separados, dos mesmos se misturando e depois da massinha já pronta.
Sobre o papel madeira as crianças irão produzir objetos, animais em escultura com a massinha dando liberdade a sua criatividade de criação, neste momento haverá intercâmbio entre as crianças em troca de massinhas e nos comentários decorrente do processo de criação. Após confeccionadas as esculturas as crianças com auxílio da professora organizarão a sala, e guardarão o resto da massa em sacos plásticos na geladeira
Já com a sala organizada será realizada um exposição das esculturas confeccionadas, primeiramente interna para a própria sala e em seguida para o jardim I. Onde cada criança falará sobre sua escultura, seu processo de criação, o que ela representa, o que o motivou a confeccioná-la, etc.
Avaliação:
Observar o desempenho e a participação das crianças nas atividades proposta.
Bibliografia:
Conclusão: Ensinar Artes significa ir além da mera produção de desenhos e pintura, onde a criança é deixada a deriva em uma aula entendida como hora do descanso.
|