A Atividade Reflexiva
Por: Geovane Terezinha Murilo Ronsani • 5/11/2020 • Trabalho acadêmico • 677 Palavras (3 Páginas) • 118 Visualizações
Unidade I - ¿Qué Observar en las Clases de ELE?
Nome: Geovane Terezinha Murillo Ronsani RGM: 18861601
Atividade Reflexiva I – Um “Bom professor”, o que é preciso levar em consideração?
Passamos por tempos que nunca iríamos imaginar, nos quais os modelos que estávamos dominando sobre o ensinar e o aprender exigiram mudanças radicais. A formação docente necessária é a reflexiva, aquela que parte das experiências concretas dos professores, questionando a própria prática.
A pandemia serviu para repensarmos nossa formação docente, entendemos que não podemos partir de zero, como se fôssemos depósitos vazios, como tão bem Paulo Freire nos ensinou quando escreveu a respeito da educação bancária. Nossa formação é reflexiva, que parte das experiências concretas, questionando a prática, por meio de ambientes colaborativos.
Para ser um “bom professor”, não tem nenhuma regra a ser seguida, mas com certeza este deverá estar comprometido e certamente, gostar do trabalho que faz e com isso, demonstrar o quanto quer educar pessoas para serem capaz de resolverem qualquer tipo de situações-problemas que lhes surgirem no decorrer de suas vidas. Há por parte desse professor uma reorganização de sua prática a partir da reflexão sobre o que foi desenvolvido.
Sua prática deverá ser desenvolvida quando o educador desempenha seu papel com afeto e empenho, os educandos renderão mais, e serão seguramente, pessoas com comprometimentos, visto que eles são a imagem do que veem. No entanto, os educandos que se de param com aquele profissional da educação sem nenhuma motivação para ensiná-los, crítica sempre, a sua aula, certamente não poderá ser atrativa e nem renderá, os educandos com certeza, uns não serão tranquilos e sim, agitados, pois o professor não faz a sua parte, que é o de ensinar e acalmá-los quando alguns estão muito agitados, isso atrapalha e muito o bom andamento do processo ensino aprendizagem, com isso, os alunos também não vão fazerem a sua parte que é o de ficarem atentos a explicações dados por seu professor, como já citei antes que os educandos são a imagem do que veem.
As leis são criadas para serem cumpridas e respeitadas pelos educadores, porém não vai capacitá-los e nem proporcionarem materiais apropriados, porque para fazer um excelente trabalho ele tem muitas vezes, que pagar do seu próprio dinheiro os materiais adequados para dar uma aula diferente, e o que ele tem em troca? Salas com muitos alunos, cobranças administrativas, é pressionado por parte dos pais, direção entre outros fatores. O educador é sem dúvida alguma, um excelente profissional naquilo faz. Ainda que existam muitos problemas, ele tem a capacidade de mudar uma criança, transformando-a em um adulto cauteloso para desempenhar suas funções no grupo ao qual pertence.
Com a pandemia o meu trabalho mudou muito, passei usar constantemente a internet e com isso, a utilização dos recursos digitais, a utilização da tecnologia está fazendo parte do meu dia a dia de trabalho, coma as aulas remotas
Uma das facilidades que encontrei foi o de trabalhar em casa e também, a vantagem de possibilitar e o de levar uma diversidade maior de opções de ferramentas para os alunos. Sendo possível ensinar sobre um assunto e ir bem além do livro didático e do caderno. Outra vantagem foi o de aprender novas metodologias, por perceber que isso, certamente vai aproximar mais os professores de seus alunos.
...