A Atividade Reflexiva
Por: Letícia Grigoletti • 15/11/2021 • Trabalho acadêmico • 437 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?
Para a criança, seguir uma rotina é muito importante para o seu aprendizado, tanto na vida escolar quanto na vida familiar. Ao organizar uma rotina pedagógica, o professor deve levar em consideração que o educar, o cuidar e o brincar caminham sempre juntos. Com a rotina, a criança compreenderá que existem regras a serem seguidas, horário para realizar as atividades e isso ajudará a criança a desenvolver autonomia, responsabilidade e independência.
Além disso, o professor da Educação Infantil precisa conhecer o mundo de cada um dos seus alunos, a fim de detectar o que cada um gosta de fazer, o que cada um sabe e, baseado nisso, inserir as práticas pedagógicas e realizar as atividades lúdicas.
Ao desenvolver uma rotina pedagógica para a Educação Infantil, o professor deve considerar que os cuidados essenciais não devem ser focados apenas nos bebês e nas crianças pequenas. Também, deve saber que o cuidar e o educar são inseparáveis, ou seja, um não ocorre sem o outro. Por exemplo, ao escovar os dentes dos alunos, o educador deve ir conversando e explicando sobre a importância da escovação e da higiene pessoal, além de orientá-los sobre a importância da preservação da água e sempre fechar a torneira enquanto escova os dentes. Um outro exemplo disso pode ser visto durante o banho, ao conversar com a criança e explicar sobre as partes do corpo, realizar brincadeiras e, até mesmo, contar uma história ou cantar uma música relacionada ao momento. Dessa forma, é possível desenvolver várias competências e habilidades, tudo isso, cuidando e educando, ao mesmo tempo.
“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis”. (BRASIL, 1998, p. 23).
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, durante o ato de educar, o professor propicia ao aluno situações de cuidados, os quais podem ser atrelados às brincadeiras e às diversas situações de aprendizagem, proporcionando conhecimentos corporais, afetivos, emocionais e éticos, contribuindo para que a criança tenha uma vida digna, saudável e feliz.
...