A Avaliação enquanto parte essencial do processo de ensino e aprendizagem
Por: LisiaGuerra2021 • 9/11/2021 • Dissertação • 277 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
A avaliação enquanto parte essencial do processo de ensino e aprendizagem possibilita-nos perceber os pontos a serem desenvolvidos e melhor trabalhados para atingirmos positivamente nossos alunos, sanado assim, suas dificuldades, criando meios para auxiliá-los.
No contexto escolar, encontramos três tipos de avaliação: a diagnóstica, em que há uma primeira análise para descobrirmos os conhecimentos prévios dos alunos e então traçarmos estratégias de ensino. Na Educação Infantil, isso acontece através da “anamnese”, uma entrevista informal, que fazemos com os pais e/ou responsáveis da criança, preenchendo uma ficha, um relatório com os dados fornecidos, conhecendo dessa maneira, o histórico dessa criança em todos os âmbitos possíveis: familiar, financeiro, emocional e de saúde também.
Há um segundo tipo de avaliação: a formativa, que ocorre ao longo do processo ensino/aprendizagem, levando em consideração, todo o conhecimento absorvido pelo aluno, naquele determinado período; podemos dizer que ela acontece durante todo o ano escolar, através de atividades individuais e em grupo, trabalhos, pesquisas, etc.
Por fim, temos uma terceira avaliação, que é causa de muitas discussões, acerca de sua finalidade, pois ela avalia o aluno através de uma prova ou teste, de forma quantitativa, atribuindo uma nota, verificando o aprendizado desse aluno.
O importante é entender que o educador precisa sim, utilizar esses tipos de avaliação, porém, há outras ferramentas, muitas vezes, mais apropriadas e eficazes em certos momentos, de avaliar o aluno e que acontece diariamente, em todos os momentos de interação, através de uma conversa, uma brincadeira, uma reunião com a família.
...