A Ação voluntária da criança
Por: Carolina Mendler • 28/8/2015 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 331 Visualizações
Kishimoto – definições importantes.
Jogo
Para Kishimoto (1994 p.4) define como uma ação voluntária da criança, um fim em si mesmo, não pode criar nada, não visa um resultado final [sic]. O que importa é o processo em si de brincar que a criança se impõe.
O jogo possui como caraterística marcante a existência de regras, tem sua realização em tempo e espaço definidos, possuindo uma condição histórica e geográfica e uma sequência na própria atividade.
Para a autora o jogo só pode ser jogo, quando escolhido livre e espontaneamente pela criança; caso contrário, é trabalho ou ensino.
Kishimoto destaca quatro tipos de brincadeiras na ação lúdica das crianças:
As educativas (caracterizada pela ação lúdica com fins pedagógicos)
As tradicionais;
As de faz de conta;
As de construção.
Brinquedos
É definido pela a autora que é entendido sempre como um objeto, suporte da brincadeira ou do jogo, quer no sentido concreto, quer no ideológico.
O brinquedo é suporte da brincadeira quando serve a uma atividade espontânea, sem intencionalidade inicial, que se desenvolve de acordo com a imaginação da criança.
Brincadeiras
Encontra fundamento na fala de Kishimoto (1994), quando é apontada como uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo. Ela constrói uma ponte entre a fantasia e a realidade, o que a leva a lidar com complexas dificuldades psicológicas, como vivencia de papéis e situações não bem compreendidas e aceitas em seu universo infantil. A brincadeira na infância leva a criança a solucionar conflitos por meio da imitação, ampliando suas possibilidades linguísticas, psicomotoras, afetivas sociais e cognitivas.
Passo 3 - ATPS
Observar a imagem de Pieter Brueghel e identificar e nomear no mínimo cinco jogos e brincadeiras.
As brincadeiras e jogos que encontramos conforme visualizado na imagem de Pieter Brueghel são:
Passa, passa 3 vezes (brincadeira)
A brincadeira funciona da seguinte forma, é necessário que duas crianças dêem as mãos formando um arco, enquanto isso as outras crianças formam uma fila e passam por debaixo do túnel, enquanto cantam a música:
Passa ,passa 3 vezes,o último que ficar,
Tem mulher e filhos
Que não pode sustentar.
Quando o arco se fecha, uma criança fica presa e sai da brincadeira, e assim até sobrar uma criança, sendo a campeã.
Essa brincadeira ajuda as crianças a aprenderem se relacionar com os outros, atividade em equipe, coordenação motora.
Bolinha Gude. (jogo)
Cada jogador coloca uma fubeca no chão, em seguida cada jogador fecha uma das mãos colocando o dedo polegar para dentro deixando um espaço da unha aparecer.
Após colocar a fubeca apoiada na unha, o jogador deverá fazer força no dedo para empurrar a bolinha e nela precisa bater na fubeca do outro jogador.
Quem conseguir bater na fubeca do outro ganha a bolinha do outro jogador, quem ganha o jogo é quem ficar com o maior número de fubecas.
Este jogo ajuda desenvolver a coordenação motora, atividade em grupo, ensina geometria pois para jogar é necessário ter noção de espaço.
Cobra Cega (brincadeira)
Colocar uma venda em um dos participantes, girando a criança e conta até 10, após isso ele precisa pegar a outra criança com os olhos vendados e tentar descobrir qual o nome da criança que ele encontrou após a descoberta a criança que foi pega, deverá ser vendada e fazer o mesmo procedimento anterior.
Esta brincadeira ajuda na coordenação motora, equilíbrio.
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