A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Por: nervosoansiedade • 24/11/2018 • Monografia • 11.427 Palavras (46 Páginas) • 421 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PEDAGOGIA
A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
THAÍS SILVA TITONELLI DE OLIVEIRA
SÃO JOÃO DE MERITI
DEZEMBRO DE 2015
THAÍS SILVA TITONELLI DE OLIVEIRA
A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
[pic 2]
Orientador: Prof. Marcos Vinícius Mendonça Andrade
São João de Meriti
Dezembro de 2015
THAÍS SILVA TITONELLI DE OLIVEIRA
A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
[pic 3]
Aprovado em 04 de dezembro de 2015.
BANCA EXAMINADORA
_____________________________________________________
Prof. Marcos Vinícius Mendonça Andrade, M.Sc.
Universidade Estácio de Sá
_____________________________________________________
Profª. Giovanna Aurílio
Universidade Estácio de Sá
DEDICATÓRIA
À memória da minha avó materna. Sr. Joventina Titonelli que esperava com grande satisfação por esse dia.
Aos meus pais, com todo amor e gratidão por tudo o que fizeram por mim.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeço a Deus pelo dom da vida, e força que representa em mim. Pela sabedoria, pelo amparo nos momentos em que os desafios foram se apresentando a mim.
Aos meus pais por todo apoio, e oportunidade que me proporcionaram na construção da minha trajetória, pelo carinho, paciência, pelos valores repassados, pelas palavras de incentivo, pelo sacrifício e ajuda financeira para a realização deste sonho, acreditando em mim. A eles retribuo todo o afeto recebido.
Aos meus professores que dividiram seus conhecimentos com responsabilidade, em especial aos professores José Roberto e Marcos Vinícius que com competência transformaram os momentos de aula grandiosos, prazerosos e até mesmo divertidos.
A todos os meus amigos que torceram por mim a cada instante, que acompanharam de pertinho minhas idas e vindas nesses longos anos de curso... ufa! Finalmente acabou! As amigas Daiana e Priscila que me deram uma luz na escolha do tema. Às minhas irmãs por me aturarem na alegria, na tristeza e no mau humor.
“A criança deve amar tudo aquilo que aprende, que esteja ligado ao seu crescimento mental e emocional. O que quer que seja apresentado a ela deve ser feito de forma bonita e clara, impressionando sua imaginação. Uma vez que esse amor tenha sido despertado, todos os problemas que os especialistas em educação enfrentam desaparecerão.”
Maria Montessori
RESUMO
O presente trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições da relação afetiva para o processo de ensino aprendizagem, compreendendo como acontece essa relação entre professor e aluno no início da escolarização, e a importância da família neste processo. Serão relacionados os pontos de vista entre afetividade e a inteligência, o aprendizado e o desenvolvimento, partindo do pressuposto de que o ser humano é um ser racional, dotado de desejos, expectativas, emoções e sentimentos. Será realizada uma pesquisa de campo de caráter investigativo exploratório com o objetivo de saber como se dão essas relações de afeto em sala de aula. Durante a escolarização da criança pressupõe-se que haverá varias interações, nas quais a afetividade estará presente. A escola deve proporcionar um espaço de reflexões sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. Partindo do pressuposto que o professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos, a afetividade será tomada como um dos elementos que influenciam esse processo.
Palavras-chave: Afetividade; Ensino-aprendizagem; Inteligência; Relação professor-aluno.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 A AFETIVIDADE COMO FONTE DE ESTÍMULO NA APRENDIZAGEM. 12
3 O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 18
4 A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS ENTRE PROFESSOR-ALUNO
....................................................................................................................................24
5 ENTRELAÇANDO AS RELAÇÕES AFETIVAS EM SALA DE AULA E A TEORIA 27
5.1 CARACTERÍSTICAS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS 29
5.1.1 Turma A (Pré II) 29
5.1.2 Turma B (5º ano do Ensino Fundamental) 29
5.2 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS 30
5.2.1 Entrevista com os alunos 32
5.2.2 Entrevista com as professoras 35
CONSIDERAÇÕES FINAIS 38
REFERÊNCIAS 39
ANEXOS 42
- INTRODUÇÃO
A presente pesquisa abordará a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem, e a compreensão dos educadores, de que os alunos necessitam de um ambiente acolhedor e humanizado; principalmente aqueles que estão no início da escolarização e alfabetização, pois depois que deixam o contexto familiar, a escola passa a ser uma extensão do lar.
...