A Construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola e do Regimento Escolar
Por: melqr • 17/4/2015 • Artigo • 5.722 Palavras (23 Páginas) • 417 Visualizações
A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E DO REGIMENTO ESCOLAR
Julio Fogaça; Mateus Teixeira; Melany Romagna
Valdecir Mariana
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História (HID0346) – Prática do Módulo II
25/06/14
RESUMO
Através de pesquisas, leituras e análises de várias obras de diferentes autores, pretendeu-se neste artigo demonstrar aspectos relevantes sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas muito se tem debatido sobre um sistema educacional mais organizado, sendo as esferas política, cultural, social e pedagógica, tendo se manifestado em prol do direito de todos a uma educação de qualidade. Diante disso, esse estudo tem como temática central entender como é feito e como funciona o Projeto Político Pedagógico das escolas no Brasil, obtendo como objetivo principal explicar como acontece a sua construção coletiva. Apresentaremos também um breve histórico e os fundamentos legais sobre o PPP e o Regimento Escolar das escolas no cotidiano dos alunos e da comunidade. A construção coletiva do PPP e do Regimento Escolar trata-se de um tema longo e abrangente, por isso não aprofundamos demais os tópicos. A metodologia aplicada nesse estudo aconteceu por meio de uma prática simulada, com base em pesquisas realizadas em sala de aula e encontros presenciais, através de análises bibliográficas e documentais. Ao fim desse estudo, concluímos que uma educação de qualidade para todos depende da construção do PPP por meio das discussões e reuniões que envolvem toda a comunidade escolar, entre equipe administrativa, financeira, pedagógica, alunos, familiares e a comunidade.
Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar, coletivo.
1 INTRODUÇÃO
A comunidade escolar como um todo possui o direito e o dever de tornar públicas as informações relevantes de interesse coletivo. Neste sentido, para tornar comum, informações, problemas, soluções, projetos, necessitamos intensificar processos de comunicação no ambiente escolar. O Projeto Político-Pedagógico, como instrumento de participação e de gestão democrática, precisa ser entendido como um documento público, comum a todos que compõem a comunidade escolar, e, para tanto, a sua comunicação é imprescindível nesse processo. Tornar comum tanto a construção do documento quanto a sua operacionalização e avaliação.
Nessa circunstância, destacamos o relevante papel do coordenador pedagógico enquanto mobilizador da reflexão, do diálogo e da comunicação no âmbito do planejamento dialógico participativo.
Gadotti (2000) destaca que “o projeto pedagógico da escola está hoje inserido num cenário marcado pela diversidade. Cada escola é resultado de um processo de desenvolvimento de suas próprias contradições. Não existem duas escolas iguais”. Nisto, reside à pluralidade de projetos pedagógicos desenvolvidos à luz do marco referencial e a partir de uma efetiva análise da realidade escolar peculiar a cada instituição de ensino.
...