Projeto de Integração entre a Escola e a Comunidade
Por: monieri • 25/5/2016 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 490 Visualizações
PROJETO DE : INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Projeto apresentado a Universidade Paulista – Unip, do curso de Letras – Inglês como um dos requisitos para obtenção da nota na disciplina Pratica de Ensino: Integração Escola-Comunidade, ministrada pela professora Raquel Bokums.
Campinas, 2015
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO
A escola forma o indivíduo para a sociedade, logo conclui-se que ambos, ambiente escolar e comunidade devem manter uma relação de reciprocidade para o bom andamento da educação. Por isso temos que ter a percepção de que há a necessidade de uma mútua colaboração entre a comunidade e a dimensão escolar, principalmente, em relação ao meio externo do local a que as unidades de educação pertencem
Através da confecção do relatório sobre a comunidade que cerca e a comunidade de pais e alunos do colégio Notre Dame localizado em Campinas – SP, chegamos a seguinte questão : Como envolver a comunidade com a escola fazendo com que esse envolvimento ultrapasse a barreira pedagógica (participação em reuniões, festas, eventos, etc)? Como trazer pais já tão ocupados com suas vidas pessoais para mais perto do ambiente onde seus filhos passam a maior parte do tempo?
2.OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Esse trabalho pretende mostrar ser possível uma maior integração da comunidade com o colégio Notre Dame. A intenção aqui não é apenas demonstrar ser possível essa maior integração mas sim já apresentar as ferramentas que possibilitam essa atividade.Não temos a pretensão de dizer que nossa maneira será a melhor e única possível e por isso deixamos de nos aprofundar em um tipo de relação mas sem fechar as portas para outras maneiras de integração.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Trazer pais de alunos e comunidade que cerca o colégio Notre Dame para dentro da instituição, fazendo com que participem mais ativamente do dia-a-dia da mesma se inteirando mais da vida pedagógica de seus filhos, os problemas que vive a escola estimulando o convívio comunidade x professores e colaboradores.
3.DESENVOLVIMENTO
Fazer uma escola “para” e “com” a comunidade é uma opção política de caráter conservador ou transformador (HORA,1994, p.96) .
Ao estudarmos o sistema escolar brasileiro, verificamos se tratar de um sistema aberto e se insere num super-sistema mais amplo, a sociedade. A sociedade insere no sistema escolar alguns elementos, tais como : Recursos Humanos, recursos financeiros, conteúdo cultural, alunos. Após um período, o sistema escolar devolve a sociedade alguns elementos: Melhoria no nível cultural da população, profissionalização da população, resultado de pesquisas, material humano desenvolvido. ( SILVA, 2011,p.74). Ao entrevistar pais e membros da comunidade do entorno do colégio particular Notre Dame em Campinas – SP tivemos a impressão que a sociedade espera
...