A Construção da Competência Social na Criança
Por: Jessica Cristina Siqueira Silva • 21/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 284 Visualizações
Competência Social | Contextos: Desenvolvimento Social | Papel do Professor |
|
|
|
A Construção da Competência Social na Criança
Referência
KOSTELNIK, M. J et AL. Guia de Aprendizagem e Desenvolvimento social da criança. 7º Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012
https://www.youtube.com/watch?v=yU2CiTm9Yig > acesso em 20.03.2015<
Desenvolvimento Social
O desenvolvimento social baseia-se na evolução de uma sociedade ou de um ser em desenvolvimento. Consiste em mudanças positivas ou negativas nas relações entre os indivíduos.
Ao entrar na escola, a criança estranha o modo em que funciona a instituição, já está acostumado com uma rotina e não tem facilidade na comunicação e passa observar o modo com que os adultos agem.
As crianças se desenvolvem socialmente quando começam a construir relações de amizade, primeiro em casa e depois a escola passa a proporcionar a oportunidade de obter estas relações, formadas por grupos que vão ter afinidades, mesmo entre conflitos e competições.
Os meninos costumam ter o espírito competitivo e a agressividade mais aflorados, enquanto as meninas, por sua vez, costumam ser mais organizadas e mais dispostas ao dialogo.
Este desenvolvimento social da criança refere-se aos aspectos físicos, psicológicos e cognitivos, seu desenvolvimento ocorre em diferentes fases e idades: A primeira infância antes do 06 anos e a segunda infância de idade escolar (06 - 12 anos).
Desde que a criança nasce ela já está inserida num grupo social e assim tem aprender regras, normas e valores. ( Tortella, 1999 ). Crianças na primeira infância são inseridas na sociedade com a orientação dos pais, avós, parentes e vizinhos, quando entram na segunda infância soma-se os professores e orientadores, nesta fase da infância dos 08-12 anos começa a surgir os grupos meninos brincam com meninos e meninas com meninas, geralmente tem a mesma idade, mesmas condutas e atitudes, como meninas são mais dedicadas a ajudar ao próximo e os meninos são mais defensivos e agressivos ( Tortella, 1999 ). A amizade surge da adaptação do sujeito com seus pares e com o meio, assim vai se afirmando o desenvolvimento social da criança no meio que ela está inserida.
BEE, Helen. "Desenvolvimento social e da personalidade de 06 aos 12 anos". IN : O ciclo Vital porto Alegre: Artmed, 1997.
A criança precisa interagir com vários tipos de pessoas, raças e cor. Aprender a ter autonomia e independência, só assim vai conseguir errar e aprender a consertar seu erro, passa a ter conhecimento e aprende muito mais, sabendo lidar com os outros.
A criança fica perdida na sociedade, até aprender com os adultos alguns costumes como o modo de expressar suas ideias, opiniões, sem nenhum tipo de preconceito ou descriminação.
Os professores em sala de aula devem aplicar atividades que venham fazer com que a pessoa consiga desenvolver-se socialmente, pois na escola as crianças continuam o processo de formação de caráter, pois conseguem passar para os professores suas dificuldades e através de atividades, dinâmicas e observação o educador consegue definir a criança e seu comportamento.
Nos primeiros anos da escola as crianças tem brincadeiras que podemos chamar de solitárias e as brincadeiras coletivas, que ocorrem com mais frequência a partir dos três anos de idade, onde a criança começa a compreender a interação com as outras em meios diferentes.
...