A Construção da Competência Social na Criança
Por: souza3335 • 2/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.181 Palavras (5 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE PEDAGOGIA
DICSIPLINA: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
PROFESSORA: SILVIA VIAN
TURMA: 3ºAN
DAPHINE SILVA LIMA 8098923104
ELAINE CRISTINA MIRANDA RODRIGUES 8205959661
MICHELLE MOTTA 8492232574
MÔNICA RIANY SOUZA SILVA 8062783724
ROSANGELA SANTO SILVA 8093866994
SALVELINA CALDAS 8641249641
ATPS ETAPAS 1,2 e 3
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
2015
A Construção da Competência Social na Criança [pic 2]
Competência Social | Contextos: Desenvolvimento Social | Papel do Professor |
Define-se como um conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões. Ocorrem por meio de atividades como pesquisa, conhecimento teórico, vivência, reflexão e ação, que habilita o ser para vários desempenhos, não apenas em sua vida escolar, mas em todos os aspectos de sua existência social. | Dá-se ao longo de toda a vida do indivíduo, iniciando-se na infância, com a família e continuando com a comunidade, creche, pré-escola, escola, parques etc. | O papel do professor é desenvolver todos os momentos do ato de ensinar e aprender. Sendo assim, a ação, as tomadas de decisões, o pesquisar, o incitar a pesquisar, o descobrir, o deixar descobrir, o aprender contínuo, permitem transformar pontos fracos em forte, defeitos em qualidades e desmotivação em entusiasmo. |
[pic 3]
Relatório: A competência social
A competência social consiste em um conhecimento social, emocional e cognitivo, preciso para atingir seus objetivos e interações efetivas com os outros, porem a maior parte das nossas crianças encontram algumas dificuldades como nas habilidades de interagir com o outro, uma inteligência emocional com defasagem pois muitos trazem para a escola dificuldades de casa, impossibilitando em 100% o aproveitamento da aula, pois não possui o auto controle e com isso apresentam comportamento agressivos.
É importante notar que os pensamentos das crianças não estão sempre favoráveis, ou seja nem sempre elas estão com máximo desempenho, para a maioria delas essas dificuldades duram pouco tempo e constituem oportunidades para aprender e praticar novas habilidades, e na realização de seus objetivos.
Para que o desenvolvimento social infantil funcione você precisará conhecer melhor esses fatores para dar apoio as crianças em sua jornada e lembrar que o desenvolvimento social infantil é complexo e requer o apoio dos adultos e estas oportunidades acontecem em todo tempo e em todos os lugares onde há crianças, seja na creche pré-escola ou até mesmo em casa.
O papel do professor é estimular a inteligência do aluno de forma que ela mesma venha descobrir novos saberes, e com isso passa-los confiança e desta forma o professor conseguirá fazer bem o seu trabalho.
O autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão dessas crianças no ensino comum. Entretanto, acredita-se que proporcionar a estas crianças oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária, possibilita o desenvolvimento da competência social. Diante disso, o presente trabalho apresenta dois estudos. No primeiro é apresentada uma revisão crítica da literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificou-se poucos estudos sobre este tema, indicando a necessidade de novas investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil.
[pic 4]
A variedade de comportamentos está detalhadamente representada na competência social integra ampla gama de valores, atitudes conhecimentos e habilidades que envolvem tanto a própria pessoa quanto o outro.
As definições de competência social são bastantes semelhantes em todo mundo e incorporam a maioria das categorias entretanto alguns comportamentos definidos competentes em determinadas culturas são considerados do mesmo modo em outras culturas variações como essas contribuem para diferenciar as definições de competência social entre diferentes culturas e dentro de uma mesma cultura.
...