A Criança e o Movimento
Por: Ângella Lima • 22/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 170 Visualizações
A criança e o movimento
- Objetivo:
Percepção e ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento. Oportunizar a criança o desenvolvimento da autonomia e a construção de sua identidade, vivenciando experiências lúdicas. Ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidárias e participativas, incentivar o trabalho de equipe. Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora e a percepção visual da criança.
- Habilidades e Competências:
Capacidade de Conhecer partes do corpo e familiarizar-se com elas e controlar gradualmente o próprio movimento. Trabalhar coordenação motora e psicológica através de movimentos e outros tipos de linguagens como (gestos e imitações). Desenvolver a coordenação motora e a lateralidade através da música e brincadeira. Experimentar momentos de brincadeiras, jogos e danças com o corpo.
- Conteúdo:
Trabalho em equipe;
Expressividade: Atividades direcionadas ao reconhecimento do próprio corpo.
Equilíbrio e coordenação;
Brincadeiras de roda: Mímicas
- Bibliografia:
Parâmetros Curriculares Nacionais
Pesquisa no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
- Metodologia:
- Siga o mestre e o seu lobo;
O "mestre" é escolhido pelos participantes na primeira vez;
Aquele que ganhar se torna o novo "mestre";
Participantes devem seguir exatamente a ação que o "mestre" mandar;
Só são válidos os comandos que começam com a frase "O mestre mandou...";
Quem errar sai da brincadeira e fica sentado até a próxima partida.
- Circuito de psicomotricidade;
Engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão, passeios ao ar livre, subir/descer entre outras.
Materiais Necessários: Giz, colchonete e utilizar o espaço da escola como (bancos e etc.).
- Mimicas:
Em uma roda, ao som da música (Cabeça, ombro, joelho e pé) da Xuxa, um dos alunos irá fazer os movimentos da maneira que conhece as partes do corpo para os seus colegas para que assim possam repetir os mesmos gestos e assim por diante.
- Avaliação:
A avaliação será contínua, através de registros e observações, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças e seus avanços, considerando suas participações, desenvolvimento, relação/conhecimento do corpo, concentração, assimilação, gestuais, motivação e entusiasmo.
A criança e a música:
- Objetivo:
Compreender os aspectos da musicalização favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, concentração, atenção, respeito ao próximo, socialização e afetividade. Contribuindo também para consciência corporal e a movimentação.
- Habilidades e Competências:
Valorização da música para a contribuição da aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança. Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelos sons. Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dana e a improvisação musical.
- Conteúdo:
Cantar;
Adivinhação;
Contar história;
Brincar de roda;
- Metodologia:
Cantar: Uso de CD, ou canções folclóricas, canções de bom dia, canções do dia-a-dia (meu lanchinho, bom dia coleguinhas, lavar as mãos, escovar os dentes entre outras).
Adivinhação; Objetos guardados em um caixa que possuam sons diferentes: sininhos, chocalhos, apitos de pássaros, reco-reco, latas, flauta. No primeiro momento, a turma irá olhar e experimentar. Depois, cubra os olhos das crianças e o professor irá fazer o som, para que elas tentem descobrir o objeto. É um exercício preparatório para a percepção do timbre.
Brincar de roda: É uma forma mais prazerosa de fazer a criança cantar.
Música: Estatua da Xuxa. Quando a música parar de tocar, cada criança deverá ficar imóvel.
Contar história: As crianças gostam de ouvir, de contar e de cantar histórias. Uso de fantoches e propor dramatização.
- Bibliografia:
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Pesquisa no site: https://novaescola.org.br
- Avaliação:
A avaliação deve ser concebida como um processo contínuo, no qual o desenvolvimento do aluno é focalizado em seus múltiplos aspectos.
A criança e a Artes Visuais:
- Objetivo:
Desenvolver expressões artísticas, também a coordenação motora, a noção espacial e a socialização, produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação. Interessar-se e reproduzir diversas obras artísticas, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.
- Habilidades e Competências:
Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e luz;
- Conteúdo:
O fazer artístico;
Apreciação em artes visuais;
Desenho espontâneo;
- Metodologia:
Impressão das mãos e pés;
Modelagem: Com massinha
Desenho e pintura: De forma espontânea, desenhando o que lhe agrada e escolhendo a cor de seu agrado para a pintura.
- Bibliografia:
Parâmetros Curriculares Nacionais
https://www.silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br
- Avaliação:
A avaliação deve ser concebida como um processo contínuo, no qual o desenvolvimento do aluno é focalizado em seus múltiplos aspectos.
...