A DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA
Por: Marcos Trindade • 29/11/2018 • Ensaio • 393 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa apoiar a iniciação docente dos estudantes de licenciaturas. Dessa forma percebe-se o viés de propor uma qualificação na formação do graduando, envolvendo-o em produção de saberes e contribuindo tanto para sua jornada acadêmica, quanto sua jornada em sala de aula.
Partindo da premissa que ensinar não é tão somente transmitir conteúdos a outra pessoa, um dos papéis do docente é permitir que o estudante construa conhecimentos e para que isso ocorra requer que novos mecanismos sejam expostos, tal como o PIBID, que valoriza a formação inicial e atende as diversas dificuldades dos cursos de formação docente que são percebidos pelos graduandos ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com Arroyo (2007), Gatti; Nunes (2009), André et. al. (2010) apud Ambrosetti et. al. (2013),
Um aspecto problemático nos modelos de formação docente no Brasil é o distanciamento entre as instituições formadoras e as escolas de educação básica, contexto de atuação dos futuros professores. Estudos mostram que os cursos de formação de professores mantêm-se focados em modelos idealizados de aluno e de docência. Os currículos expressam uma predominância dos estudos teóricos e, no caso das licenciaturas nas diversas áreas do conhecimento, das disciplinas voltadas para os conteúdos específicos da área em relação à formação para o desenvolvimento de habilidades profissionais específicas para a atuação nas escolas e nas salas de aula (ARROYO, 2007; GATTI; NUNES, 2009; ANDRÉ et. al., 2010 apud AMBROSETTI et. al. 2013, p.153).
Diante desta perspectiva, o PIBID revela-se como um programa de suma importância no processo de formação dos graduandos das mais diversas licenciaturas, direcionando-os em experiências reflexivas sobre o ambiente escolar, além de dar condições para o exercício docente em seus amplos contextos. Assim sendo, o PIBID constitui-se como uma opção para a formação inicial dos graduandos em História, atendendo os elos entre conhecimentos construídos no ambiente universitário com aqueles são elaborados no cotidiano da educação básica.
É importante salientar que diante deste contexto, a formação inicial docente dialoga diretamente com a construção da identidade do professor e por isso as vivências são tão necessárias, pois conforme aponta Nóvoa (1995, p. 25) “estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional”.
...