A DIDÁTICA GERAL
Por: rziliotto • 4/6/2020 • Relatório de pesquisa • 454 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
P1lano de aula – Metodologia dialética da construção do conhecimento em sala de aula:
- Conteúdo: Iniciação a leitura musical - Figuras rítmicas, solfejo rítmico e altura das notas musicais na pauta.
- Objetivo: Definir as figuras rítmicas da escrita musical, bem como as alturas das notas na pauta, interpretando e executando as mesmas na partitura.
- Mobilização para o conhecimento:
- Construção do Conhecimento:
- Síntese do Conhecimento:
A Teoria Musical é tida por muitos como uma coisa chata e difícil, mas quando compreendida
torna-se fácil e muito interessante, pois nos fará entender, questionar, definir e escrever o que tocamos ou mesmo cantamos. Pode ser lida e estudada em qualquer parte do mundo graças a sua padronização. Importante destacar que a música é uma linguagem universal, sendo possível comunicar-se musicalmente com pessoa de qualquer lugar do mundo, basta que se saiba ler partitura. Quando a conhecemos e a dominamos, temos acesso a ilimitadas matérias para estudo.
Música é a arte de expressar nossos sentimentos através dos sons e a Teoria é o conjunto de
conhecimentos que propõe explicar, elucidar e interpretar o que ocorre nesta atividade prática. Ela é uma importante ferramenta na formação de conceito, metodologia de estudo, maneira de pensar e entender o que fazemos. É a parte científica do estudo da música.
De uma forma geral na teoria elementar da música, atualmente consideramos que a semibreve é a nossa unidade máxima, ou seja a figura que mais vale. Todas as demais figuras equivalem a um proporção da mesma.
[pic 1]
Analisando o quadro a cima chegamos a seguinte conclusão:
A semibreve é a figura que mais vale. A mínima é a figura que vale metade da semivbreve e o dobro da semínima. A semínima é a figura que vale metade da mínima, ¼ da semibrebe e o sobro da colcheia. A colcheia é a figura que vale metade da seminim, ¼ da mínima, 1/8 da semibreve e o dobro da semicolcheia. Assim seguimos está razão matemática.
Em música a duração das figuras nada mais é que um proporção matemática das demais.
Como fazer:
Utilizaremos neste momento, para que assim possamos entender as figuras de som, três figuras, e para realizarmos a atividade prática consideraremos que as figuras valem a seguinte quantidade de tempos:
Seminima = 1 Tempo
[pic 2]
Minima = 2 Tempos
[pic 3]
Semibreve = 4 Tempos
[pic 4]
Cantaremos as figuras da seguinte forma:
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
...