A DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
Por: Airliny • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.539 Palavras (23 Páginas) • 369 Visualizações
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
Gisele Chamorro Maia[1]
Há momentos na vida em que a questão de saber se podemos pensar de outro modo que não pensamos e perceber de outro modo que não vemos é indispensável para continuar a olhar e refletir. (Michel Foucault)[2]
RESUMO
O artigo a seguir apresenta as dificuldades de aprendizagem de acordo com a definição atual que implicam um rendimento abaixo do esperado para a idade, o nível intelectual e o nível educativo, cujas manifestações se estendem para as outras áreas da vida, somente naqueles aspectos que requerem a leitura, a escrita ou o cálculo; o que deixa fora deste diagnóstico o atraso mental, os transtornos de linguagem e os déficits sensoriais primárias (deficiente visual e auditiva) que afetam de forma global a vida cotidiana. Sendo assim, a escola e os envolvidos no processo educativo devem estar atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem. Além disso, é preciso observar se as dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais. É importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. Uma dificuldade de aprendizagem é um impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral ou escrita ou para as condutas preceituais cognitivas ou motoras.
“Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma de que o não aprender não configura um quadro permanente, mas sim entra numa variedade peculiar de comportamentos nos quais se destaca como sinal de descompensação. Nenhum fator é determinante do seu surgimento e ele aparece da fratura contemporânea de uma série de concomitantes, o sintoma deve ser entendido como um estado particular de um sistema que para equilibrar-se, precisou adotar esse tipo de comportamento que mereceria um nome positivo, mas que caracterizamos como não aprendizagem. Assim, pois, a não aprendizagem não constitui o contrário de aprender, já que como sintoma está cumprindo uma função positiva tão integradora como a primeira, porém, com outra disposição dos fatores que intervêm.” (Sara Pain, 1983).
Uma criança com dificuldades de aprendizagem é aquela que não consegue aprender com os métodos com os quais aprendem a maioria das crianças, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para a aprendizagem, seu rendimento escolar é abaixo de suas capacidades; cada criança é única. Quanto mais cedo for realizada a intervenção de suporte, a criança poderá aprender a conduzir melhor sua dificuldade em aprender. Os professores são os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.
Palavras-chave: transtorno de aprendizagem, a escola e as crianças com dificuldades de aprendizagem.
ABSTRACT
The following article presents the difficulties of learning according to the current definition implying a yield lower than expected for age, intellectual and educational level, the manifestations of which extend into other areas of life, only those aspects that require reading, writing or calculation; which leaves out this diagnosis mental retardation, language disorders and the primary sensory deficits (visual and hearing impaired) affecting globally everyday life. Thus, the school and those involved in the educational process should be aware of these difficulties, noting whether they are momentary or if they continue. In addition, it should be noted that the difficulties can arise from organic or emotional factors. It is important that they are found to assist the development of the educational process, realizing that they are associated with laziness, fatigue, sleep, sadness, agitation, disorder, among others, considered factors that also discourage learning. A learning disability is a neurological or psychological impediment to the oral or written language or cognitive or motor preceituais conduct.
"We consider the problem of learning as a symptom that not learn not set up a permanent staff, but enters a peculiar variety of behaviors in which stands out as decompensating signal. No single factor is determinative of its appearance and it appears the contemporary fracture of a series of concomitant, the symptom must be understood as a particular state of a system for balance, had to adopt this type of behavior that deserves a positive name, but that characterize as not learning. Thus, the non-learning is not the opposite of learning, as a symptom is serving a positive function as integrated as the first, however, with another provision of the factors involved."(SaraPain,1983).
A child with learning difficulties is one who cannot learn from the methods with which most children learn, despite having the appropriate intellectual foundation for learning, academic performance is below their capabilities; each child is unique. The sooner the support intervention takes place; the child may learn to better lead their difficulty in learning. Teachers are the most important in the process of identification and discovery of these problems, but lack training to make such diagnoses that should be made by doctors, psychologists and educational psychologists. The teacher's role is restricted to observe the student and help your learning process, making the most motivated and dynamic classes, not labeling the student, but giving you the opportunity to discover their potential.
Keywords: learning disorder, school and children with learning difficulties.
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo explicar quais as maiores dificuldades de aprendizagem encontradas no contexto escolar; mostrando a seguir, qual a relação entre o fracasso escolar e a autoestima dos alunos, assim como perceber em que medida a família contribui para o sucesso escolar.
As dificuldades de aprendizagem afetam a pessoa na sua totalidade. A pessoa sofre pela subestimação que sente por não conseguir cumprir com aquilo que espera de si mesma e com o que os outros esperam dela, sofre também com a desvalorização que enxerga no olhar dos demais. O fracasso em consequência,
...