A DIMENSÃO DE UM QUANTITATIVO PARA UMA EDUCAÇÃO FORA DO TEMPO
Por: maria zenaide jenuario clemente • 15/11/2022 • Trabalho acadêmico • 9.049 Palavras (37 Páginas) • 82 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Pedagogia
A DIMENSÃO DE UM QUANTITATIVO PARA UMA EDUCAÇÃO FORA DO TEMPO
Nome do aluno: Maria Zenaide Jenuário Clemente
Orientador: Glaucio Martins da Silva Bandeira
NITERÓI
2021
A DIMENSÃO DE UM QUANTITATIVO PARA UMA EDUCAÇÃO FORA DO TEMPO[pic 1]
MARIA ZENAIDE JENUARIO CLEMENTE
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
NITERÓI
2021
SUMÁRIO[pic 6]
- INTRODUÇÃO3
- SITUAÇÃO PROBLEMA 4
- JUSTIFICATIVA 5
- OBJETIVO GERAL 6
4.1. Objetivos Específicos6
- REFERENCIAL TEÓRICO7
Capítulo I - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA DO PODER JUDICIÁRIO7
1.1. Como surgiram os sistemas de informação7
1.2. Sistema de informação utilizado pelo Poder Judiciário11
1.3. Poder Judiciário do Brasil e Jurisdição12
1.3.1. Supremo Tribunal Federal (STF) 13
1.3.2. Superior Tribunal de Justiça (STJ) 13
1.3.3. Tribunais de Justiça (TJ) 14
1.4. Origens Históricas do Ministério Público15
1.5. Origem do Ministério Público no Brasil18
1.6. Perfil Constitucional atual do Ministério Público20
1.7. Ministério Público Federal22
1.7.1 Procurador(a) – Geral da República23
1.8. Ministério Público Estadual25
Capítulo II – ESTUDO DE CASO DO MGP COMO FERRAMENTA DE PESQUISA INTERNA DO MP DE CACHOEIRAS DE MACACÚ28
2.1. Estrutura do MP de Cachoeiras de Macacu28
2.2. Descrição da Instituição28
2.3. Problemas detectados e propostas de soluções29
5. CONCLUSÃO33
6. METODOLOGIA34
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS35
1. INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa tem como tema, a educação de jovens e adultos. E como seu objeto de pesquisa, A Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa busca identificar a relação entre a evasão no ensino e a inserção de alunos na EJA. Ela busca verificar o quantitativo de um número elevado de jovens e adultos sem conseguir fazer o ensino fundamental e o médio no tempo proposto para a conclusão da modalidade. Esse assunto é abordado em debates, congressos, mesas redondas e reuniões onde tem a participação de doutores, partindo do objetivo de dar a importância necessária para que uma análise possa ser feita no período em que, ao longo da história, essa modalidade de ensino não conseguiu alcançar seu objetivo principal, que era: combater o analfabetismo entre jovens e adultos que trabalham durante o dia.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a educar jovens e adultos com a idade inicial de 15 anos. Esses são jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade normal.
O Projeto de pesquisa busca abordar na vida desses jovens e adultos, os mais variados aspectos da evasão escolar na EJA como suas causas e consequências. O papel do educador também será verificado, analisado e discutido, com o objetivo de entender o que influencia essa evasão. No estudo dessa evasão, será questionado de existem propostas por parte do sistema educacional, direcionadas a combater o índice de evasão e, dessa forma, melhorar a autoestima desses jovens, uma vez que muitos são discriminados pela sociedade, em alguns casos, até mesmo pela escola. Fazendo isso, estarão ajudando a mantê-los dentro das escolas, aprendendo e evoluindo no conhecimento que com certeza, será muito útil durante toda sua vida.
2. JUSTIFICATIVA
Este projeto de pesquisa é relevante, pois busca compreender qual é o fator que faz com que a evasão escolar de jovens e adultos atinja, em altas proporções, qualquer programa de ensino de jovens e adultos, provocando sérios problemas na vida dessa pessoas, inclusive sua exclusão social. Exclusão esta que se dá pela falta de escolaridade exigida no mundo do trabalho, uma vez que um dos fatores ligados a essa evasão, é a falta de oportunidades para conseguir um trabalho digno que lhes garanta uma renda mensal suficiente para sustento próprio e de sua família, o que resultaria em uma vida com dignidade e bem estar social, que, aliás, é direito de todos os sere humanos.
3. OBJETIVO GERAL
O Objetivo Geral deste projeto de pesquisa é analisar a evasão escolar de jovens e adultos no ensino da EJA no Brasil.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Mapear os fatores que contribuem para essa evasão na educação de jovens e adultos;
- Identificar a relação da educação desses grupos de pessoas com o mercado de trabalho;
- Analisar alguns pontos marcantes;
- Propor ações para resolução dos problemas encontrados.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5.1. O INICIO DA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
Quando olhamos para a educação brasileira, desde a colonização portuguesa vemos durante toda a história que a educação de jovens e adultos sempre foi necessária e implantada através de emergências politicas com o foco principal na alfabetização dessas pessoas. Inicialmente, ela tinha uma atenção a mais para menores de idade, mas as pessoas que eram indígenas naquela época também foram incluídas nessa ação cultural e educacional. A companhia de Jesus, os Jesuítas, que era uma ordem religiosa fundada em 1534 conhecida por seu trabalho missionário e educacional, tinham a missão de fazer a iniciação à fé com os povos indígenas que moravam na colônia e alfabetiza-las na língua portuguesa. Em 1759, eles saíram do Brasil, o que fez com que a educação dos adultos entrasse em decadência, deixando essa tarefa para o império.
...