A Definição de Competência Social
Por: Amy Pereira • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 971 Palavras (4 Páginas) • 408 Visualizações
A Definição de Competência Social
Tabela 1 – A Construção da Competência Social na Criança.
Competências Sociais Contextos:
Desenvolvimento Social
Papel do Professor
- Problemas de comportamento.
- Falhas de Reforços.
- Excesso de ansiedade.
- Ausência de Feedback.
- Ansiedade.
- Timidez.
- Violento, raiva, mordida.
- Deficiência.
- Autoregulação.
- Indisciplina.
- Emotivo.
- Falta de controle de impulsos.
- Desenvolvimento com outras crianças.
- Interação social nas brincadeiras.
- Aprender as regras das sociedades.
- Desequilíbrio social.
- Aceitação das outras crianças para o colega.
- Respeito com os colegas de classe.
- Interação com os colegas de sala nas atividades.
- Interação com os pais e outros adultos.
- Mediador nas Brincadeiras.
- Incentivar brincadeiras que faça as crianças compartilhar e interagir umas com as outras.
- Intervir em conflitos e remediar situações desagradáveis.
- Empatia com os alunos.
- Respeito do professor para os alunos.
- Corregulação onde o professor ira dar autonomia para a criança, mais sempre supervisionando.
Como as emoções estão ligadas a tudo que as pessoas fazem, o resultado desses sinais alteram as pessoas, elas ficam excitadas e o corpo responde com alterações fisiológicas, em muitos casos o coração bate mais rápido, as mãos suam e a garganta fica seca, tais sensações são acompanhadas por alterações na expressão facial, na postura na voz e no movimento corporal.
Considerando todos esses fatores a pessoa decide se esta experimentando certo grau de tristeza de felicidade de raiva ou medo é a parte cognitiva da emoção. Neste caso as emoções estimulam e impulsionam a criança para a autopreservação sem “pensar” no que esta acontecendo.
As emoções infantis desempenham um papel fundamental, pois as emoções ajudam a criança a crescer e a controlar seus sentimentos. Entretanto algumas emoções sinalizam que algo está errado e que esta em perigo. A Raiva estimula tentar superar os obstáculos, a tristeza leva a criança a perder suas forças para dar tempo de assimilar ou adaptar, com o que esta acontecendo à perda ou a decepção. Já o medo leva a criança a se proteger fugir ou evitar. Essas emoções ajudam a criança a entender o que esta acontecendo e indicam como adaptar as novas situações.
Com a criança o seu desenvolvimento acontece através de histórias, brincadeiras lúdicas, suas características de evolução vão desenvolvendo de acordo com a fase de desenvolvimento inserida na criança, ela representa os acontecimentos que a interessa facilitando no processo de socialização com a imitação e a dependência de um adulto. Os pais são os principais modelos para a criança começar a se desenvolver socialmente e quando entra na escola o professor passa a ser a pessoa que expira nele uma confiança e desenvolve o respeito, justiça a generosidade, a criança então aprende a cooperar mais e com isso deixa de ser egocêntrica.
A brincadeira é muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, o brincar estimula e levar a criança a fazer uso de suas capacidades de participação e assim estabelece uma integração com as outras crianças, hoje em dia o brincar das crianças estão sendo limitadas em casa as crianças não tem oportunidade de brincar com os seus pais, pois trabalham e não tem tempo para dar atenção aos seus filhos, dessa forma as crianças não tem supervisão e deixam de criar habilidades sociais.
O desenvolvimento do pensamento é o inicio da socialização uma necessidade que só pode ser verdadeiramente satisfeito mediante de um esforço deliberado por parte do aprendiz desenvolvendo suas próprias linguagens. Para atuar na educação infantil é necessário conhecer as crianças e suas características e seus direitos, conhecer a metodologia própria para atuar como mediador bem como a legislação que possibilita a formação de um cidadão.
Roteiro parcial de observação no desenvolvimento emocional e social da criança.
Comportamento
- Compreende as instruções dadas coletivamente.
- Tem criatividade (ideias novas, SOLUÇÕES ORIGINAIS).
- É disciplinado.
- É atento
- É emotivo.
-
...