A Didática
Por: DEHHHHH • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.081 Palavras (17 Páginas) • 237 Visualizações
[pic 2]
MÓDULO
DIDÁTICA
[pic 4][pic 5][pic 3]
Reflita sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao dossiê.
As respostas devem ser reescritas/elaboradas por você e não copiadas do texto. É interessante que sejam bastante completas ou extensas, com cerca de meia página para cada uma delas.
As orientações do Conselho Nacional de Educação eram que para cada hora de disciplina o aluno deveria estudar pelo menos três horas.
O módulo tem duração de 100 horas. Portanto, você teria que estudar 300 horas. Quer reduzir essas horas? Acelere seu cérebro.
O fascículo foi escrito com uma linguagem bem fácil de entender. E você certamente quer estar bem preparado(a) para ser professor(a) competente e ser aprovado(a) em concursos.
Mãos e cérebro à obra.
UNIDADE 1
DIDÁTICA: CONSIDERAÇÕES GERAIS
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Por que a didática é ciência, técnica e arte? (Estude bastante no fascículo e pesquise na Internet para criar uma resposta chique).
R: A didática é uma arte, uma vez que confere sentido ao caos, mas é também técnica, já que constitui um conjunto de procedimentos que busca atingir objetivos, alcançar resultados práticos.
Neste sentido, a didática é a arte e técnica de ensinar, de dirigir e orientar a aprendizagem, englobando também o estudo das técnicas de ensino.
Pensando assim, embora a didática seja um dos elementos da pedagogia, é, simultaneamente, uma ciência autônoma, pois tem o objetivo de se ocupar das estratégias de ensino.
Além disto, busca o entendimento de questões práticas relativas às metodologias, sintetizando e funcionando como ferramenta de transformação da teoria pedagógica em pratica aplicável no dia-a-dia.
2. O que você aproveitaria do estudo da Didática para melhorar sua maneira de estudar ou de orientar pessoas a aprender?
R: As crianças e jovens vão à escola para aprender cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender e transformar o mundo. Para isso, é necessário pensar – estimular a capacidade de raciocínio e julgamento, melhorar a capacidade reflexiva e desenvolver as competências do pensar. A didática tem o compromisso com a busca da qualidade cognitiva das aprendizagens, esta, por sua vez, associada à aprendizagem do pensar. Cabe-lhe investigar como ajudar os alunos a se constituírem como sujeitos pensantes e críticos, capazes de pensar e lidar com conceitos, argumentar, resolver problemas, diante de dilemas e problemas da vida prática. A razão pedagógica está também associada, inerentemente, a um valor intrínseco, que é a formação humana, visando a ajudar os outros a se educarem, a serem pessoas dignas, justas, cultas, aptas à participar ativa e criticamente na vida social, política, profissional e cultural.
3. Quais são as melhores estratégias para um professor atender às necessidades dos estudantes?
R: O professor precisa de objetivos claros, saber o que as crianças já conhecem e preparar o que eles devem aprender - tudo em função de suas necessidades (avaliação inicial). O segundo passo é selecionar conteúdos e atividades adequadas àquela turma (avaliação reguladora). Periodicamente, ele deve parar e analisar o que já foi feito, para medir o desempenho dos estudantes (avaliação final). Ao final, todo o processo tem de ser repensado, de forma a mudar os pontos deficientes e aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem.
4. Elabore cinco questões sobre dúvidas ou discordâncias com base no conteúdo que consta nas unidades 1 e 2.
R: 1. Por que todo professor precisa conhecer bem a didática?
2. É preciso usar uma técnica para cada aluno?
3. Como podemos saber que os alunos estão alcançando seus objetivos?
4. De que adianta, se o aluno não aprender a pesquisar, a integrar as ideias, a concluir, a imaginar, a pensar, a raciocinar, a criar e a resolver problemas?
5. Por que educar é função da Didática?
UNIDADE 2
2. IDEAIS, FINS E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Que perfil de pessoa você gostaria que a educação formasse?
R: O aluno precisa aprender a ler, a escrever e a contar. São objetivos que quase todos consideram, mas são objetivos apenas intermediários para que outros mais importantes sejam atingidos. Aprender a pensar, a refletir, a raciocinar, a tirar conclusões e a resolver problemas é de fundamental importância para qualquer pessoa. Conhecer como era a vida do homem no passado e aprender lições para se viver melhor no futuro. Se o aluno vê ou ouve alguma coisa, sempre deveria questionar sua veracidade ou validade. Assim, ocorreria o desenvolvimento do senso crítico. O aluno precisa aprender também a argumentar, a defender ideias, pontos de vista e a verdade, se for o caso. Mas, não é só isso. De nada adianta questionar, argumentar e, ao aparecer alguém, aparentemente mais forte, a pessoa se intimidar.
- Quais são os dez objetivos mais importantes que devem ser alcançados pela educação?
R: Que aprenda a respeitar os outros homens; - que os brasileiros fiquem cada vez mais unidos e que ninguém pense em dividir o Brasil ou fazer dele dois ou mais países; - que as pessoas do mundo todo se ajudem entre si para que todas possam ser mais felizes; - que toda a pessoa se desenvolva ao máximo de que é capaz: desenvolva seu sentimento, sua inteligência, seu corpo, sua capacidade de agir e de trabalho etc.; - que ajude a sociedade a melhorar e não pense ou busque as coisas só para si; - que conheça bem um campo da ciência e como se aplica essa ciência para que os homens vivão melhor - que a pessoa respeite e preserve tudo que o homem criou e inventou até hoje e também que crie e invente mais coisas para aumentar mais ainda a cultura da humanidade; - que todas as pessoas respeitem as ideias e a religião dos outros e não tratem de forma diferente as pessoas por serem pobres, ricas ou de outra raça ou cor.
...