A Dificuldade de Aprendizagem
Por: 156666 • 1/7/2017 • Monografia • 6.203 Palavras (25 Páginas) • 637 Visualizações
FACULDADE PITAGORAS
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
FELIPE SILVA
INCLUSÃO E DIVERSIDADE
São Paulo
2017
FACULDADE PITAGORAS
FELIPE SILVA
TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: INCLUSÃO E DIVERSIDADE.
Monografia apresentada á Faculdade Pitagoras, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia, sob supervisão da orientadora: Prof. Adolfo Oliveira.
São Paulo
2017
FACULDADE PITAGORAS
FELIPE SILVA
TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: INCLUSÃO E DIVERSIDADE.
Monografia apresentada á Faculdade Pitagoras, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia, sob supervisão da orientadora: Prof. Alcides Oliveira.
Aprovado pelos membros da banca examinadora em
___/___/___.com menção ____ (________________).
Banca Examinadora
_________________________________
_________________________________
São Paulo
2017
RESUMO
A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar como os professores lidam com as dificuldades acumuladas na sala de aula, nos alunos que devem ser incluidos na sociedade, onde estes profissionais acabam experimentando um certo “receio”, seja por encontrarem a possibilidade de não obterem respostas diante de uma intervenção pedagógica com algum aluno para ser incluído ou pelo desconhecimento sobre a inclusão e a diversidade, que acaba por interferir no ensino-aprendizagem, assim o trabalho será dirigido para suas caracteristicas, suas dificuldades, identificando as maiores dificuldades encontradas por esses alunos e professores, e como reconhecer uma criança portadora de necessidades especiais.
Palavras-chave: Educação. Diversidade. Inclusão. Ensino- aprendizagem. Professor- aluno.
ABSTRACT
The present research, qualitative character, aims to investigate how teachers deal with the accumulated difficulties in the classroom, the students that should be included in society, where these professionals end up experiencing a certain "fear" by find the possibility of not obtaining answers before a pedagogical intervention with any students to be included or by ignorance about the inclusion and diversity , which turns out to interfere with the teaching-learning process, so the work will be directed to their characteristics, their difficulties, identifying the major difficulties encountered by these students and teachers, and how to recognize a child with special needs.
Key-words: Education. Diversity. Inclusion. Teaching and learning. Teacher-student.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 OBJETIVOS ................................................................................................................................6
1.1 1 OBJETIVO GERAL.................................................................................................................6
1.1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 6
1.2 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................................................7
1.3 PROBLEMA........................................................................................................... 7
2 INCLUSÃO E DIVERSIDADE 8
3 A INCLUSÃO ONDE SE INICIA.............................................................................12
4 É PRECISO BUSCAR COLABORAÇÃO...............................................................19
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................22
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................. 23
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa é resultado dos estudos realizados no Curso de Especialização em Psicopedagogia ministrado pela Faculdade Pitagoras. Sendo uma ação conjunta aos resultados da prática em sala de aula, juntamente com a participação dos pais, a formação para os docentes e a possibilidade de minimizar os problemas externos associados ao cotidiano e a falta de perspectiva de futuro, tudo isso vem em confronto com a inclusão e diversidade vivida por diversos professores na educação. Essa temática dessa pesquisa foi motivada para conseguir suprir as necessidades dos alunos como dos educadores envolvidos em querer apreender, assim um estudo sobre como fazer inclusão sem excluir e nem interferir no ensino-aprendizagem, trabalhando a diversidade para melhorar a prática diária na escola e para a preparação de estudos futuros mais aprofundados que visem contribuir para os rumos da educação no país.
1.1 OBJETIVOGERAL
Pensando nas mais variadas problemáticas do ensino nas séries iniciais e assim, priorizar as informações relevantes do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número de relações entre elas, fazendo uso do conhecimento para interpreta-las e avalia-las criticamente. Assim, precisamos antes de mais nada, criar estratégias para que o educando portador de necessidades especiais relações entre a teoria e seu cotidiano.
1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Estudar meios para erradicar as dificuldades no ensino, redescobrindo formas de abordar os alunos através de teorias e práticas, avaliando e auto avaliando estratégias que propiciem soluções para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma tranquila dentro da sala de aula. Trabalhando com o foco de enriquecimento do conteúdo curricular desse aluno, para que consiga acompanhar as aulas sem dificuldades. Atuar no trabalho com os alunos portadores de necessidade especiais, na transição do ensino infantil para o ensino fundamental, facilitando a construção do conhecimento para as decorrentes series.
...