A Disciplina Aprendizagem e mediação na educação infantil para criança da educação especial.
Por: solangetambosi • 30/10/2017 • Ensaio • 671 Palavras (3 Páginas) • 420 Visualizações
ATIVIDADE - AVA
CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil: Ênfase Em Educação Especial
DISCIPLINA: Disciplina Aprendizagem e mediação na educação infantil para criança da educação especial.
CARGA HORÁRIA: 60h
PROFESSOR(A) MESTRE: GEORGIA CRISTIAN BORGES
ALUNA: SOLANGE LAURA TAMBOSI FERRARI RGM: 724.783
ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA
1) Assista ao filme, “Como estrelas na terra toda criança é especial” e responda qual é o papel do professor na educação especial. Link do filme:
R: A função do professor na educação especial abraçou e incentivou toda equipe pedagógica para um olhar mais amplo nos sistemas educativos e avaliativos flexíveis tratando as necessidades particulares de cada aluno. Devido a sua habilitação e capacitação, torna-se um bom observador, pois identifica um aluno com dislexia, tem interesse em ajudar a criança em questão e sua família, potencializando várias formas de ensinar, incluindo a todos igualmente. Nota- se que, um bom profissional busca uma formação interrupta e inclusiva, tem interesse e preza os alunos, acolhe a todos com igualdade, oportuniza ajuda nos problemas e dificuldades, acreditando na capacidade básica de aprendizagem de cada um. Por ultimo, é apoiador dos princípios de que todas as pessoas tem o direito de serem inclusas nas escolas e comunidades, e que as mesmas promovam abertura, profissionais qualificados, entre outros, envolvendo assim a todas as crianças.
2) Para que as crianças com deficiências possam participar com êxito de programas na educação infantil existe a necessidade de professores comprometidos. Cite algumas características que este professor deve apresentar. Qual é o objetivo do professor na educação infantil?
R: Os professores que são envolvidos na escuta, interação e acolhida dessas crianças, que se dedicam em compreender seus anseios e necessidades, precisam estar acessíveis para interpretar suas maneiras de expressão e comunicação, muitas vezes diferentes de outras crianças da mesma faixa etária. É necessário que os professores queiram ajudar as crianças a progredir e conhecer o mundo reproduzindo várias maneiras de ensinar, cercando a todos com igualdade.
3) Assista a apresentação disponível e responda: O que o autor quer dizer quando diz: “Não me aceite como eu sou”?
R: O autor quer expor que devemos amar e respeitar uma criança com deficiência, mas não de deve conformar-se da forma como ela é. Não apenas uma criança com deficiência, mas qualquer outra criança ou pessoa pode melhorar seu desempenho cognitivo. É possível ajudar a moldar, há ir um pouco mais além porque a conformidade implicaria em deixa-la em sua situação atual, em deixar as dificuldades intocadas. O fator que mais contribui para o desenvolvimento da inteligência é a qualidade da interação. Tal mediação só se faz quando o aluno acreditar que é capaz. O mediador não pode aceitar r e sim amar, ajudar e acreditar que todos são capazes.
4) A mediação trata-se de um tipo de interação muito especial entre a pessoa que ensina (o mediador) e a criança que aprende (o mediado). A mesma deve ser uma ação intencional e planejada do mediador uma vez que esta ação atue entre as fontes externas de estímulo e o aprendiz (MEIER; GARCIA, 2008). Esta mediação deve ser capaz de apoiar uma aprendizagem efetiva. Podemos observar que este processo apresenta 3 elementos. Quais seriam eles?
R: Seriam intencionalidade, reciprocidade, transcendência e significado.
...