A Diversidade Étnico-Cultural
Por: Igor24 • 19/2/2016 • Monografia • 463 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
NOME DO ALUNO: LUCI APARECIDA DA SILVA
RGM: 15399991
DISCIPLINA: Diversidade Étnico-Cultural
NOME DO TUTOR: Rita Pereira
De acordo com Aranha e Martins (2013) a dominação dos europeus sobre os outros povos evidenciou as diferenças entre os costumes e os hábitos das diferentes culturas, levando os pesquisadores das ciências sociais a focarem suas pesquisas em povos não-europeus, nascendo assim a antropologia, do grego anthropos, homem e logos, estudo, o campo de pesquisa que analisa a sociedade humana em seus aspectos biológicos e físicos, as instituições e o comportamento além dos costumes atuais quanto ao longo do tempo.
Ainda segundo a Aranha e Martins (2013) a antropologia sofreu interferência das teorias darwinianas, propostas por Charles Darwin no livro A origem das espécies. Segundo Tyler e Spencer e citado por Aranha Martins (2013)
“ A diversidade de culturas seria explicada pela evolução da sociedade, de modo que os povos tribais constituiriam um estágio primitivo pelo qual já teriam passado todas as sociedades evoluídas e, portanto superiores”.
Franz Boas se opunha ao emprego da teoria evolucionista à antropologia, e rejeitava as ideias de superioridade, progresso e evolução como critério o estágio de uma cultura. Segundo Boas, cada cultura é específica, devido ao complexo sistema de fraternidade, rituais e crenças. Boas baseava suas pesquisas no contato direto com a cultura que seria objeto de estudo, em uma determinada área geralmente pequena e definida. Segundo Aranha e Martins, dessa forma a antropologia adquiria um método para se distanciar das teorias que não passavam de especulações fantasiosas.
Com base no pensamento de Boas, seus alunos construíram o conceito de relativismo cultura, justamente para que as especificidades de cada cultura fossem respeitadas. Segundo Chauí (2004) esse conceito teve importância para que se pudesse criticar o eurocentrismo (influência política, econômica, social, cultural etc. exercida pela Europa sobre outras áreas geopolíticas; europeísmo.) e o etnocentrismo (visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.) .
Referências bibliográficas
O nascimento da Antropologia Americana e o Difusionismo: Franz Boas como protagonista.”; site Nações do Mundo, http://moaciralencarjunior.wordpress.com/2009/06/18/o-nascimento-da-antropologia-americana-e-o-difusionismo-“franz-boas-como-protagonista-”
REIS, Nicoli Isabel dos; “Resenha de BOAS, Franz. Antropologia cultural. Org. Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 109 p.”; portal Scielo, .
ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2013.
CHAUÍ, Marilena. Convite á Filosofia. São Paulo, Ed. Ática, 2004.
...