A Diversidade Étnico Cultural
Por: IsabelaSouza93 • 31/3/2016 • Trabalho acadêmico • 324 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
NOME DO ALUNO: Isabela Anastácio de Souza
RGM: 14040778
DISCIPLINA: Diversidade étnico cultural
NOME DO TUTOR: Rita
Os diferentes tipos de organizações sociais servem de instrumento compreensivo. A partir da segunda metade do século XIX, o espirito humano passou de uma fase subjetiva de conhecimentos para um conhecimento mais objetivo. Esta mudança de postura foi responsável pelo status de ciência conferido à Antropologia, cujo foram importantes para que a mesma fosse conhecida como ciência.
Primeiramente o Evolucionismo, que defende a existência de várias formas de evolução, teoria usada para explicar as alterações sofridas pelas espécies de seres vivos ao longo do tempo.
Já o Difusionismo veio em contra partida sobre as ideias do evolucionismo, dizendo que a mudança e o progresso culturais decorrem de contato ou de migrações, não sendo invenção independente.
No funcionalismo, para analisar uma sociedade era fundamental não compara-la com outras, pois poderia estar num grau evolutivo mais elevado, portanto, era fundamental entende-la como um todo integrado de relações e costumes e entender as formas culturais próprias.
Por fim, no estruturalismo, uma excelente resposta às demais teorias, que apesar de suas diferentes abordagens e ponto de vista, conseguiu fazer uma grande revolução na antropologia. Levi Strauss, propôs o termo “pensamento selvagem”, cujo observo que sua teoria põe o homem primitivo no mesmo patamar do homem evoluído.
Concluo que nenhuma teoria é superior e ambas tem a mesma capacidade intelectual, rompendo com o preconceito.
...