A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Por: PITILITA • 4/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.421 Palavras (14 Páginas) • 196 Visualizações
No decorrer do nosso trabalho enfocamos a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais, ressaltando sempre que estes são esgotáveis e que a ação individual, coletiva e o processo de reciclagem juntamente com a higiene é de extrema importância para mudar a realidade de um ambiente e consequentemente do mundo. Observando a realidade do ambiente em que vivemos, sentimos a necessidade de esta socializando conhecimentos de grandes benefícios para o desenvolvimento intelectual e físicos , contribuindo assim para mudanças de hábitos dos educandos e posteriormente da comunidade.
Consideramos que a educação ambiental é um meio de contribuir para uma sustentabilidade saudável, onde deve haver a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um possibilitando um processo de aprendizagem permanente baseado no respeito a todas as formas de vidas. Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Partindo desse conceito, realizamos um diálogo com os alunos para expor o objetivo do nosso trabalho e através deste diálogo tentar descobrir alguns problemas ambientais que afetam a nossa comunidade e levantar hipóteses para tentar solucioná-los. Introduzido neste debate a importância das experiências individuais, pessoais e coletivas de cada educando em relação à educação ambiental e o seu modo de agir em casa, na escola e na sociedade. Durante o desenvolvimento do nosso trabalho nós professores reforçamos a nossa experiência pesquisando teorias fundamentadas neste assunto para buscar e elaborar subsídios que fizessem com que os educandos refletissem sobre a sua ação enquanto indivíduos autônomos, reflexivos, participativos e críticos perante os seus valores que seja eles culturais ou sociais. Possibilitando assim reconhecer que à ação de cada individuo que esteja interligada ao meio ambiente requer reflexão sobre as conseqüências que podem afetar á ele próprio e ao mundo e tendo esta consciência passará a ter novas atitudes afirmadas na valorização do próprio ser como natureza e não como parte dela.
INTRODUÇÃO
Considerando que a escola pública costuma receber um público heterogêneo e que para muitas crianças a escola é a primeira oportunidade de conviver com pessoas diferentes e já trazem de casa valores culturais que são adquiridos através de famílias desiguais, pais separados, crianças educadas pelos avós, sociedade moderna, onde muitas vezes ocorrem conflitos de idéias que banalizam a ética da convivência social, decidimos desenvolver este trabalho com a finalidade de orientar e ampliar o conhecimento dos educandos quanto à educação ambiental para que se tornem cidadãos críticos quanto as suas opiniões e desenvolvam ações que possibilitem uma convivência saudável entre os seres humanos e a natureza. Portanto durante o desenvolvimento deste trabalho estaremos proporcionando momentos de leituras, reflexões, dinâmicas, teatros, desenvolvendo conceitos básicos de ecologia e formas de relacionamento ser humano e natureza propor coleta seletiva de lixo escolar no primeiro momento e em segundo momento tentar estendê-la para a comunidade, após organizar passeios pelo ambiente próximo da escola observando como é feito o recolhimento do lixo, após desenvolver trabalhos manuais com material reciclável, passeios observando a riqueza da fauna e da flora local, após esta observação estaremos realizando um debate sobre a riqueza da nossa diversidade e fazendo observações relacionadas aos problemas ambientais que afetam a nossa comunidade, pois acreditamos que valorizando estes conhecimentos adquiridos culturalmente pelos educandos estaremos motivando-os a desenvolver um trabalho de compreensão, sensibilização e ação sobre esta necessária relação integrada do ser humano com a natureza, adquirindo uma consciência da intervenção humana sobre o meio ambiente que seja ecologicamente equilibrada.
Percebendo a necessidade da educação ambiental em sala de aula, na tentativa de transformar as ações humanas para uma vivencia social melhor, entretanto incentivar os educandos a importância da reciclagem despertar a curiosidade de aprendizagem significativa que envolva a sua realidade e o constante contato com a natureza.
Os PCNS afirmam que a preocupação em relacionar a educação com a vida do aluno – seu meio, sua comunidade – não é novidade. Ela vem crescendo especialmente desde a década de 60 no Brasil exemplo disso são atividades como os ‘estudos do meio’’. Porém, a partir da década de 70, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, passou-se a adotar explicitamente a expressão ‘ Educação Ambiental ’’ para qualificar iniciativas de universidades, escolas, instituições governamentais e não governamentais, por meio das quais se busca conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais.
Até mesmo porque, a maioria das pessoas não entendem íntima relação entre as atividades humanas e o ambiente, por ignorância ou informação inadequada acabam por não zelar do “ambiente” onde vivem afetando assim a natureza e sua própria saúde, pois sabemos que muitas doenças podem estar associadas á forma de como o lixo está depositado no ambiente,pois ele é fonte de água e abrigo para uma infinidade de organismos nocivos a saúde humana. Neste sentido é importante sensibilizar as pessoas e envolve-las nos problemas ambientais para que percebam que podem desenvolver ações que melhore as condições de vida local, global e planetária. Portanto nós como educadores temos que trabalhar intensamente a integração entre ser humano e natureza para que toda a comunidade escolar se conscientize de que o ser humano é natureza e não parte dela, e que estes valores sejam repassados culturalmente. Nem sempre as pessoas estão preparadas para tais mudanças porém, elas tem resistência em mudanças, seja elas qual for.
É importante também salientar que não é fácil sensibilizar as pessoas com este trabalho de preservação ambiental, pois ela implica em mobilização por melhorias no ambiente. Quando o trabalho com o meio ambiente da certo provoca mudanças de comportamento pessoal e valores de cidadania que pode trazer importantes conseqüências sociais.
Pois segundo Guimarães no trabalho de conscientização é preciso estar claro que conscientizar não é simplesmente transmitir valores “verdes” do educador para o educando; essa é a lógica da educação “tradicional. é na verdade, possibilitar ao educando questionar criticamente os valores estabelecidos pela sociedade,assim como os valores do próprio educador que esta
...