A EDUCAÇÃO: Visões pedagógicas e seus ensinamentos
Por: Patricia Rocha • 21/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
ADRIANA MACHADO DA SILVA
CLAUDIANE ADRIANA DE OLIVEIRA
NAISE PEREIRA ROCHA
PATRICIA ROCHA LIMA
VANESSA DA SILVA RODRIGUES
A EDUCAÇÃO
Visões pedagógicas e seus ensinamentos
[pic 2]
TRINDADE
2015
ADRIANA MACHADO DA SILVA
CLAUDIANE ADRIANA DE OLIVEIRA
NAISE PEREIRA ROCHA
PATRICIA ROCHA LIMA
VANESSA DA SILVA RODRIGUES
A EDUCAÇÃO
Visões pedagógicas e seus ensinamentos
Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Pscologia da Educação; Educação, Sociedade e Práxis Educativa; Políticas Públicas na Educação Básicas; Teorias e Práticas do Currículo; Prática Pedagógica Interdisciplinar: escola e sociedade; Seminário Interdisciplinar II
Professores: Regina Celia Adamuz; Wilson Sanches; Lucy Mara Conceição; Mari Clair Moro Nascimento; Luciane Bianchini; Fabiane Thais Muzardo
SUMÁRIO [pic 3]
INTRODUÇÃO.......................................................................................................... DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. CONCLUSÃO ............................................................................................................ REFERÊNCIAS......................................................................................................... | 04 05 08 09 |
INTRODUÇÃO
O objetivo desde é mostrar como a educação cumpre o seu papel na sociedade do educando. E como os educadores realizam seus ensinamentos e qual base eles utilizam para obter resultados esperados.
Para discorrer sobre o assunto presente, temos como suporte vários teóricos que foram importantes na evolução da educação e do ensino – aprendizagem infantil, adolescente e adultos.
Foram citados: Jean Piaget, Lev Vygothysky, Max Weber, Èmile Durkhein, Paulo Freire, Cipriano Lukesi e José Carlos Libâneo e outros.
A educação desde seus primórdios passou por várias transformações, chegando a este modelo que conhecemos.
Com passar do tempo os estudiosos visualizaram que a educação em si, não modifica e não transforma. Portanto, os seus idealizadores também têm que se modificar. E como deu isto?
Através de estudos aprofundados na psicologia e desenvolvimento infantil, evolução da sociedade e métodos pedagógicos.
Jean Piaget, Lev Vygothysky foram citados em um dos trabalhos dos componentes do grupo. Vamos relembrar:
- Jean Piaget diz que o desenvolvimento intelectual é individual. Para facilitar o aprendizado da criança o educador pode utilizar de jogos, que desenvolve as suas estruturas cognitivas, tornando uma aula prazerosa e produtiva.
- Lev Vygothysky relata que o conhecimento só existe a partir que ele é repassado de um para o outro, as pessoas têm que interagir. E que todos nós temos uma carga soció – cultural e nos tornando conhecedores distintos na sociedade.
Com isso, os educadores entrevistados têm plena consciência disso. Quando um dos educadores entrevistados diz: “Os programas, então, devem ser dados numa progressão lógica, estabelecida pelo adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade.” Confirma o que foi dito acima.
A sociedade como a educação também passou por transformações e modificações. Para compreendermos vamos falar de alguns sociólogos importantes nessa área.
Vamos começar pelo Max Weber. Ele em suas publicações diz que a ação social só existe quando a pessoa que executa a ação tem em vista o passado, presente ou futuro do (os) outro (os). Os educadores demostraram se preocupar com os educandos vivenciam ou irá vivenciar. Ao serem indagados em sua entrevista o que é ensinar responderam que é um ato de amor, solidariedade, é uma integração entre aluno e professor, um ato de respeito mutuo.
Émile Durkhein diz o seguinte: “A ordem por base, o amor por principio, o progresso por fim.” Reforça o que educadores dizem entre líneas durante toda sua entrevista. E a partir do momento que seguimos um esquema de ensino, com certeza fica bem claro.
Nas entrevistas com os educadores perguntamos sobre o aprender os mesmos responderam que é estar aberto a novos conhecimentos havendo várias trocas de informações entre educadores e educandos. E mais só há ensino se houver aprendizagem, se o educando não aprende não houve ensino.
Com tudo, surge em meio às transformações métodos didáticos e pedagógicos. No nosso país há uma mistura de várias tendências pedagógicas: Liberais (Tendência Liberal Tradicional; Tendência Liberal Renovada Progressista; Tendência Liberal Renovada Não-diretiva; Tendência Liberal Tecnicista) e Tendências Pedagógicas Progressistas (Tendência Progressista Libertadora, Tendência Progressista Libertária e Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos).
De acordo com Lukesi (1985) a atuação da educação consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. Um dos educadores ao citá - lo em sua entrevista afirma que realmente se preocupa em torna seus alunos em formadores de opinião e decisões. Até por que Karl Max revela que a sociedade é oprimida, manipulada por aqueles que controlam o poder desde a sua origem, por isso a nossa função e realizar quebras de paradigmas.
Para avaliar os educadores já partem de uma linha diferenciada em argumentos, porém, com o mesmo foco. É uma forma que o docente tem para refletir e promover mudanças, que permiti saber onde deve tomar decisões, que vai além de memorizar conteúdos, visa o crescimento pessoal do aluno e o aumento da sua auto - estima. Segundo Paulo Freire “Avaliar não é um ato pelo qual A avalia B e sim, um processo construído por A e B em uma prática educativa”.
...