A EDUCAÇAO NA PEDAGOGIA
Por: andressa20098 • 4/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.930 Palavras (8 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
RESUMO
A escola tem uma função a cumprir socialmente essa função só se realiza na ação individual dos profissionais que ali atuam. A escola, historicamente, e o lugar, por excelência, da mediação do conhecimento sistemático, cientifico elaborado ao longo dos tempos pelo conjunto de sujeitos.
Este trabalho tem o objetivo de pesquisar e analisar as diversas dimensões politicas, socioculturais e pedagógicas envolvidas na pratica educacional brasileiras bem como a metodologia utilizada.
Palavras-chave: Sociedade, Educação, Família
1. INTRODUÇÃO
A escola exerce dois papais muito importante fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes, esses dois papeis compõem e promove formação das pessoas conscientes, critica engajada e com potencial de transformação de si mesma e da sociedade.
A função social da escola e o desenvolvimento das potencialidade físicas cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando – o a torna um cidadão participativo na sociedade em que se vive. A função básica da escola e garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários a socialização do indivíduo sendo necessário que a escola propocie o domínio dos conteúdos culturais básico da leitura, da escrita da ciência das artes e das letras sem esta aprendizagem dificilmente o aluno poderá exercer seus direitos de cidadania.
Para DURKHEIN a educação deve forma indivíduo que se adapte a estrutura social vigente instituindo os caminhos e as normas que cada um deve seguir, tendo sempre como horizonte a instituição e manutenção de ordem social a educação e um forte instrumento manutenção da ordem social. Para KARL MARX a educação deve ser vista como um instrumento de transformação reprodutora do valor do capital. Para MARK a uma necessidade de uma escola politécnica estabelecendo ter pontos principais:
- O ensino geral que é o estudo da literatura ciência letras etc.
- A educação física que é atividade que promova a saúde do ser.
- Estudo tecnológico que visa acabar com a alienação do proletariado perante a classe dominante.
A escola pública nos dias atuais deixa muito a desejar quando de fala de educação para viver uma sociedade tão multicultural e pluriétnicas como a nossa. A falta de investimento e de capacitação de professores, escola sem infraestrutura adequada para recebimento desses alunos.
O importante e apontar os vários lados de uma escola, que transforma mais que também conserva: a escola que da mesma forma que inclui, exclui. As práticas dessas escolas influenciadas pela sociedade terão como consequência o fracasso, o que de uma certa forma, não deixa de ser “sucesso” escolar.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Dentre muitas dificuldades que permeiam na construção efetiva dessa relação destaca – se o “jogo de empurra-empurra” entre a família e a escola sobre a responsabilidade do resultado insatisfatório obtido pelo estudante a escola responsabiliza o família pelo desinteresse na participação na vida escolar do filho, no entanto resta por causa esse comportamento ao sentirem – se ameaçados pala participação colaborativa dos responsáveis por incorrer no risco de destruírem a sua competência de ensinar . Por outro lado, a medida que os estudantes avançam na formação escolar a participação e o interesse da família diminui, limitando-se geralmente a situações formais, como reuniões, socializações formais como reuniões, socializações, etc.
A importância da relação escola e família, que hoje em dia existe cada vez mais a necessidade de a escola esta em perfeita sintonia com a família, já que busca o mesmo objetivo. A escola não deveria viver sem a família nem a família deveria viver sema escola. Uma depende da outra na intenção de alcançar um objetivo, qualquer um que seja, por um melhor futuro para os alunos é, automaticamente, para toda a sociedade.de acordo com Perrenoud e Montandon:
As famílias preocupam –se, também cada vez mais com o
desabrocha e a felicidade de seus filho, esperando que a escola os discipline sem os anular
e os instrua sem priva da sua infância ( Perrenoud e Montandon 1988,p,47).
Segundo os autores que referem que o diálogo com a escola não se instaura numa base de igualdade e que, individualmente, os pais não se relacionam numa base de igualdade, fato que acentua ainda mais quando a presença dos lugares mais elevados na hierarquia escolar. Portanto a escola é, com frequência atentamente vigiada, pelos pais que lhe confiam os seus filhos com uma mistura de confiança e desconfiança.
A sociedade de construir uma relação entre escola e família deve ser para planeja, estabelecer compromisso e acordos mínimos para que o educando/filho tenha uma educação com qualidade tanto em casa quanto na escola. De acordo com Pereira (2008,p.29):
A relação entre escola e a família tem vindo a ser alvo de todo
um conjunto de atenções : através de noticias nos meios de comunicação,
de discursos de políticos , da divulgação de projetos
de investigação e de nova legislação. PEREIRA(2008,p.29).
De acordo com o referido autor, desenvolvimento da criança deve ser compreendido de forma holística e a compreensão das diferenças individuais no desenvolvimento saudável e patológico implica a consideração das transações que ocorrem ao longo do tempo entre indivíduos e contexto sociais e ecológicos.
As escolas devem procurar oferecer opções variada que se adapta as característica e necessidade de uma comunidade educativa cada vez mais heterogênea. A educação “move-se” como um processo de socialização em duas dimensões distintas:
- Social, onde a herança cultural e transmitida a novas gerações através do trabalho de varias instituições:
- Individual , onde a aquisição de conhecimentos, as habilidade ,as competências e os valores estão em constante desenvolvimento.
Ela deve ser distinguida da escolarização. A educação escolar tornou-
...