A EDUCAÇÃO E ÉTICA
Por: Ronald Bernardo • 22/9/2021 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 78 Visualizações
A educação e a ética caminham de mãos dadas desde os primórdios de nossa civilização, pois não dá pra viver sem aprender e ensinar, como também não dá pra viver sem ética e moral.
A ética é considerada um dos atributos mais importântes para o ser humano, pois é uma virtude que molda todos os âmbitos da nossa vida e torna o ser humano alguém melhor, pois se forma de acordo com a cultura de uma determinada nação, representando os bons valores e as boas condutas, para que o homem possa viver de forma pacífica em comunidade. Com isso, torna-se impossível o convívio e o equilíbrio entre as relações sem um comportamento ético.
Embora sendo tão importânte e parceira indispensável da educação, a ética muita das vezes é menosprezada no ambiente escolar. Observando as escolas, podemos perceber que os diretores, orientadores e professores são todos comprometidos com a ética. Pelo menos na teoria, pois na prática isso se limita apenas a um recorte disciplinar ou, quando melhor trabalhada, se resume a uma atividade apenas.
Para a escola é um desafio trazer uma educação ética, pois num contexto de democracia e de uma sociedade pluralista, o senso comum é que obtêm o maior foco. A sociedade em que vivemos é extremamente desigual, existem diversos grupos sociais, culturais e étnicos que precisam ter sua cultura, costumes e ética respeitadas. Diante desse contexto, é um desafio para o educador que está nesse ambiente, pois ele ocupa a posição de mediador entre o aluno e o conhecimento, logo, se faz necessário que ele seja um profissional versátil, polivalente e capacitado para analisar onde aquele aluno está inserio e se comunicar com ele através do seu contexto e singularidade. Por exemplo: um aluno bolsista de escola particular não tem as mesmas condições financeiras que o seu colega que não é bolsista. Eles estão em duas realidades diferentes, mas convivendo no mesmo espaço.
Levando esse ponto em consideração (a moral a partir do indivíduo), Sócrates afirma que há um relação intíseca entre ética e educação, pois o conhecimento ético deve orientar o agir. Para ele, o aluno deve fixar sua atenção para que aprenda a conduzir seu agir segundo a ideia de Bem, já o educador não atua nem como exemplo nem como autoridade, mas como mediador, ajudando o educando a agir segundo a ideia de virtude que se encontra em seu interior.
Essa forma de pensar se arrastou de séculos em séculos, até chegar numa perspectiva moderna inaugurada por Jean Jacques Rousseau (1712-1778) , e desenvolvida por Kant. Para ele, a educação tem a função de transformar o ser humano em ser humano: "O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz" (Kant, 1996, p.15). Seguindo por essa linha de pensamento, a boa educação é aquela que molda nosso caráter, até fazer frutificar tudo que há de bom no mundo.
Podemos refletir com a seguinte indagação: ''É papel da escola e do professor ensinar ética e moral através do processo educacional?'' bom, essa resposta obtemos através da fala do educador Paulo Freire (1921-1997), "o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem
...