A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Por: alinedop • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.429 Palavras (10 Páginas) • 294 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE FAC I - CAMPINAS
CURSO DE PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
ALINE PRADO RODRIGUES ALVES – RA 3070213991
CLAUDIANA DA SILVA DE SOUZA – RA 3086267058
JULIANA RONDINA OLEGÁRIO – RA 3074227387
JUREMA DE OLIVEIRA SOUZA – RA 3076217170
REGIANE APARECIDA BELMIRO BARBOSA – RA 3071184712
CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA
TUTOR EAD: Francileyde Cristina de Oliveira Rocha
Campinas/ Maio 2016.
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.........................................................................................3
2-JUSTIFICATIVA.......................................................................................5
3-OBJETIVO GERAL..................................................................................6
3.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................7
3.2- METODOLOGIA...................................................................................7
4- CRONOGRAMA......................................................................................9
5- AVALIAÇÃO............................................................................................10
6- REFERÊNCIAS.......................................................................................11
1-INTRODUÇÃO
O Colégio Futuro tem grande satisfação em apresentar um Projeto com a intenção de preparar nossos alunos para o mercado de trabalho e atender as novas exigências da sociedade moderna, atendendo as expectativas dos mesmos e contribuindo para que construam seus projetos de vida. Acredita-se que o papel da escola vai além da simples necessidade de repassar conteúdos acumulados ao longo da História. Formar cidadãos capazes de transformar a realidade a qual estão inseridos, é um dos grandes objetivos da escola.
O Colégio Futuro apresenta uma das melhores infraestruturas da rede particular de ensino em Campinas. A escola, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, conta com mais de 4.000 m2, 30 salas de aula multimídia e climatizadas, além de laboratório para as aulas práticas de química, física, biologia e informática. Todas as 30 salas da escola estão conectadas a internet de banda larga, via wi-fi, para que os professores tenham rápido acesso a informações complementares para enriquecimento das aulas. A escola adotou o material didático Positivo, considerado o maior sistema de ensino do País. O Colégio Futuro conta com mais de mil alunos e atende os alunos nos períodos manhã, tarde e integral. Na biblioteca do Colégio, os alunos do ensino infantil, fundamental e médio têm à disposição mais de 5 mil volumes, três computadores, além de diversos jornais e revistas para conferir as últimas notícias.
O Colégio Futuro é uma escola completa, com alta qualidade de ensino e conta com corpo docente qualificado e especializado nos ensinos infantil, fundamental e médio. As salas contemplam em média 35 alunos por professor.
Conta com 15 professores no ensino médio, graduados em licenciatura na disciplina a qual pertencem e a maioria possui especialização e mestrado, todos especializados no ensino para vestibular. A média do tempo de trabalho na escola é de 6 anos.
O Colégio Futuro também contribui com a comunidade com projetos de arrecadação de alimentos, campanha de agasalhos e, para isso, conta com o envolvimento dos pais e alunos do ensino médio. A escola oferece bolsa de estudos (número limitado) para a comunidade carente do entorno da escola.
Os alunos pertencem, na maioria, a famílias de perfil socioeconômico alto, porém, devido ao projeto de bolsas de estudo que o Colégio oferece à comunidade carente, tem alguns alunos que pertencem a famílias de classe social mais baixa. O Colégio Futuro julga importante que os alunos aprendam a conviver com essas diferenças, assim como, com as diferentes opções de gênero e religiões, e que respeitem uns aos outros acima de tudo.
O Colégio tem cerca de 5% do número total de alunos do ensino médio como repetentes. Os alunos ainda não trabalham, considerando que o Colégio oferece aulas apenas no período matutino.
Pensando no ingresso no mercado de trabalho e no início no ensino superior pelos alunos, como já dito anteriormente, os professores são especializados no ensino para vestibular. Além das aulas de manhã, entre 7:10h às 13:30h, existem plantões de dúvida todos os dias das 14h00 às 17h30, aulas de aprofundamento e de retomada de conteúdo com o Grupo de Estudo e também simulados.
2 –JUSTIFICATIVA
Os avanços tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e desenvolvimento, a percepção do papel do Estado e as alterações que acontecem nele e as mudanças no sistema financeiro, na organização do trabalho e nos hábitos de consumo, essas transformações podemos chamar de globalização. Diante disso, a escola vem sendo questionada sobre seu papel perante essas transformações políticas, econômicas, culturais e sociais do mundo atual.
A globalização, portanto, representa a etapa de desenvolvimento do capitalismo em que o mundo se encontra atualmente.
Todas essas transformações afetam a educação escolar de diversas maneiras. Como por exemplo:
- com a exigência de um novo trabalhador, mais flexível e generalista, muito mais qualificado, com novas competências e habilidades, além de mais informado e atento às mudanças no mundo.
- os avanços tecnológicos exigem do professor uma transformação no trabalho docente tradicional, afim de acompanhar e aproveitar os novos recursos tecnológicos e meios de comunicação, que se tornam muito mais interessantes, do ponto de vista do aluno.
...