A Educação Ambiental
Por: Joseli Valin • 27/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 574 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
O ciclo não se fecha: consumimos recursos finitos e geramos descarte dos resíduos e rejeitos.
- Apresentação detalhada do ciclo que não se fecha.
Os elementos do ciclo que não se fecha são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. E de acordo com o vídeo disponível para estudo da matéria (Ciclagem de Nutrientes) posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos. Fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos.
A contínua passagem dos elementos através dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio. A velocidade dos ciclos também pode ser influenciada pela natureza do elemento químico, taxa de crescimento de seres vivos, movimento na teia alimentar, taxa de decomposição e a ação do homem.
A intervenção humana no meio ambiente altera significativamente a ciclagem dos elementos. A poluição, a extração de minerais, a agricultura e a produção de energia são exemplos clássicos de nossa interferência no ciclo.
- Consequências desse comportamento insustentável para a sociedade.
Infelizmente as consequências desses comportamentos insustentáveis da sociedade afeta de maneira gravíssima no meio ambiente, pois geramos diariamente gases poluentes, degradação e devastação ambiental, e consequentemente causamos a destruição de ecossistemas. E a prova dessa insustentabilidade são as mudanças climáticas que ocorrem no Planeta Terra diariamente.
- Soluções para o problema, ou seja, como fechar o ciclo e tornar a sobrevivência humana sustentável.
A solução para parte do consumo consciente seria o descarte correto de materiais, sejam eles descartáveis, orgânicos ou não. A diminuição de consumo é uma opção para solucionar o problema, pois os produtos que usamos geralmente são retirados de matérias-primas da natureza, e de acordo com a fabricação de produtos e transporte desses materiais, é gerado um grande uso de energia elétrica e de água. E acaba ocorrendo um ciclo vicioso de poluição, pois todo esse consumo geram gases poluentes.
Os fatores social e ecológico se relacionam de maneira direta no tripé da sustentabilidade, essas ações positivas geram ao crescimento sustentável.
E se cada um fizer sua parte na sociedade pode ser que essa questão da diminuição de poluição e por meio dessas ações juntamente com as conscientização das pessoas pode - se promover uma sociedade melhor e justa para as sociedades atuais e futuras.
- Discussão sobre possíveis situações em que a tecnologia poderia promover a sustentabilidade e ações humanas individuais e coletivas que ajudem nessa mudança.
Hoje em dia é possível perceber que as pessoas querem chegar em seus destinos de forma rápida, pratica e economizando menos. Então seria viável que todos tivessem acesso e condições de terem um carro elétrico, sendo uma alternativa de transporte sustentável com motores que utilizam baterias como fonte de energia.
...