A Educação Inclusiva De Alunos Com Necessidades Especiais Na Educação Infantil
Por: Leda6513 • 15/3/2023 • Tese • 3.804 Palavras (16 Páginas) • 210 Visualizações
GRUPO SER EDUCACIONAL [pic 1]
UNIVERSIDADE UNINASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ASSISLEIDE MARIA DE ALMEIDA
PROJETO DE PESQUISA – TCC1
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRUMADO/BA
2023
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO........................................................................................................3
1.1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAEDUCAÇÃINFANTIL.............................................................................................
1.1.2Delimitação do Tema do Desafios da Educação Especial inclusiva..................5
1.2 Problema de Pesquisa ....................................................................................... 5
1.3 Justificativa ......................................................................................................... 5
2 OBJETIVOS .......................................................................................................... 6
2.1 Objetivo Geral .................................................................................................... 6
2.2 Objetivos Específicos ......................................................................................... 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................................ 7
3.1 Educação Inclusiva na educação infantil na Escola Pública .................................7
3.2 A Adaptação de Inclusão de alunos com necessidades Especiais na Escola ......7
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS .............................................................10
4.1 Caracterização do estudo .................................................................................10
4.2 Universo da pesquisa.........................................................................................10
4.3 Instrumentos de coleta de dados .......................................................................11
5 REFERÊNCIAS ....................................................................................................12
- INTRODUÇÃO
Esse projeto de pesquisa tem como tema a Educação Inclusiva de Alunos com Necessidades Especiais na Educação Infantil, tem como objetivo refletir a respeito dos desafios e as perspectivas que a educação enfrenta nos dias atuais.
A educação inclusiva consiste no ajuste de escolas de ensino básico para atender a todas as crianças, não apenas as deficientes, mas também as que possuem dificuldades de aprendizagem ou altas habitabilidade. Inclusão na Educação Infantil é uma ação social e cidadã de suma importância, pois ajuda diretamente as crianças com necessidades especiais e realiza um aprendizado de grande valor para todos os alunos, que é o respeito às diferenças.
A educação inclusiva é muito importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade. Percebe se que a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela enriquece a diferença na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Segundo Matoan (2003) “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”. Ou seja, a educação inclusiva vis a garantir um único sistema educativo, capaz de atender o acesso à educação para toda comunidade, sendo pessoas com necessidade especiais ou não. A prática se movimenta na forma de ser inclusa em todos.
Para Ribeiro (2021) a ‘’Educação Especial passou a ter presença mais efetiva na pauta política brasileira no início da década de 1960 o sistema educacional do país abrigou dois tipos de serviços d e ensino: a escola regular e a escola especial”. No entanto, a integração escolar especial não conseguiu obter êxito, pois era necessário que o aluno se adaptasse ao seu novo espaço de ensino. Porém, todos os aspectos, visando a diversidade do direito a o acesso a educação e desenvolvimento a melhoria da qualidade de aprendizagem para esse espaço não foi diversificado nem ampliado para pessoas com necessidades especiais .
A educação Inclusiva incorpora os maiores pilares para ser modificada em uma educação inovadora, capaz de ultrapassar por grandes obstáculos baseados no princípio de igualdade. Segundo um dos depoimentos d a Milênio Carta (1999) “Nós buscamos um mundo onde as oportunidades iguais para as pessoas com deficiência se tornem um a sequência natural de políticas e leis sábias, que apoiem o acesso a, e a plena inclusão, em todos os aspectos da sociedade”. Diante desse contexto, verifica-se que, a palavra inclusão é um a prática que precisa ser estabelecida como uma igualdade de oportunidades que faça parte da vida das pessoas. necessidades especiais.
Na educação inclusiva apareceu de forma assistencialista, com a finalidade de disponibilizar assistência às crianças que tinham alguma deficiência. No decorrer dos tempos as instituições proliferaram-se em prol da educação inclusiva e as crianças com deficiência começaram a ter seus direitos respeitados. Neste sentido, a inclusão recebe A Declaração de Salamanca, principal documento que favorece a educação inclusiva e as escolas, a partir desse documento, se inicia o processo de inclusão dentro das suas instituições de ensino. Com esta perspectiva as escolas tendem a se adequar para oferecer um ensino e aprendizagem para estas crianças de forma que todos possam ser incluídas no âmbito educacional sem nenhuma descriminação.
Bem no início desse trabalho frisamos o aparecimento da educação inclusiva, logo em seguida ressaltamos como funciona o atendimento educacional especializado, quais os objetivos, os alunos, o espaço físico e como deve ser o projeto pedagógico do atendimento educacional especializado, os sistemas metodológicos e pôr fim a análise dos resultados.
Conforme Tomporoski (2019) “no Brasil, o processo de inclusão de pessoas com deficiência principiou no século XIX, mas, somente a partir de 1993, iniciou-se movimentos em favor da inclusão escolar.” Daí em diante, foi fortalecido as práticas de ensino para as pessoas com necessidades especiais, realizando a luta pelo acesso a garantia de direitos à uma educação favorecida a todos . Portanto a educação inclusiva é uma concepção construída de aprendizagem e capaz de com bater as dificuldades que nela se encontra, que são a discriminação e o preconceito, e assim, prestando o direito de convívio social.
...