A Educação a Distancia
Por: iedacarmo • 25/5/2017 • Resenha • 567 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
Faculdades Integradas de Várzea Grande
Extensão Universitária em Pedagogia
Formação do Professor a Distância
VÁZEA GRANDE - MT
ABRIL /201
POLIANA PAULA IGNÁCIO
Formação do Professor a Distância
Pesquisa Bibliográfica orientado realizada na disciplina apresentada a Faculdades Integradas Várzea grande – FIAVEC como parte dos requisitos básicos para obtenção da carga horária da extensão universitária.
Orientador(a): Profª:Elizabet C. de Paula.
VÁZEA GRANDE - MT
ABRIL /2017
CARVALHO, A.B.G. A Web 2.0, Educação a Distância e o Conceito de Aprendizagem Colaborativa na Formação de Professores. 2008. 2ºSimpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - UFPB/UEPB.
Resenha
A Educação a Distância (EaD) vem crescendo e se estabilizando no Brasil e no mundo e se apresenta como uma ótima oportunidade para atender à demanda por uma educação superior de facilidades e de qualidade . Nesse contexto, o artigo A Web 2.0, Educação a Distância e o conceito de Aprendizagem Colaborativa na Formação de Professores, elaborado por Ana Beatriz Gomes Carvalho, aborda a questão da educação á distância para professores com a seguinte temática: Os limites e as possibilidades da aprendizagem em EAD.
No primeiro tópico, Ana Beatriz faz um breve relato acerca da facilidade de disseminação da informação, assim como apresenta os caminhos que leva aos usuários a utilização das ferramentas digitais disponíveis para o desenvolvimento de sua aprendizagem, apontando algumas lacunas existentes e apresentando as estratégias utilizadas para superar tais desafios.
No segundo tópico, a autora apresenta uma abordagem histórica acerca do conceito de web2. 0, onde o conceito foi usado pela primeira vez em 2004 para definir as mudanças que ocorriam na rede mundial de computadores. Assim também se definiu a relação com o saber que tais ferramentas podem proporcionar.
Apresentou-se como um dos principais empecilhos a esse tipo de educação, o ambiente virtual, onde os mesmos interagem com seus tutores, professores e colegas, e como alternativa para superar tal barreira, foi construído AVA’s (Ambiente Virtual) de uma forma conjunta entre alunos e professores para facilitar a compreensão dos mesmos. Outro comportamento observado foi um grande número de alunos que utilizam os AVA’s somente como uma ferramenta de distribuição de materiais e postagem de atividades.
[...] Muitos alunos ainda utilizam os AVA’s como repositório de materiais. Após o download do material desejado desconectam e só retornam ao ambiente quando novos materiais forem divulgados.
Pode-se perceber que existem dois tipos de alunos; os participativos e os que somente visualizam o que está acontecendo dentro do ambiente virtual, os chamados “silêncio virtual”, que nada mais é que o individualismo de cada um, onde todos têm particularidades, e que isso não prejudica na aprendizagem.
Outro aspecto abordado na educação a distancia é que o mesmo possibilita ao aluno uma flexibilidade de horário, onde o mesmo pode escolher quando e como estudar, o que pode levar algum tempo de adaptação.
...