A Educação de Jovens e Adultos e Pesquisa e Prática Profissional
Por: Robertavaldetaro • 3/12/2023 • Trabalho acadêmico • 2.795 Palavras (12 Páginas) • 70 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
GENEVIEVI BICHI DA SILVA GURGEL, 637452, TURMA 2011/01
PRISCILLA FERNANDES QUEIROZ, 428756, TURMA 2011/01
ROBERTA GARCIA VALDETARO, 629432, TURMA 2011/01
VITÓRIA VIGUINI CANTARELA, 626044, TURMA 2011/01
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola: Diversidade Cultural, Educação de Jovens e Adultos e Pesquisa e Prática Profissional – Diversidade Educativa
VILA VELHA
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA[pic 1]
GENEVIEVI BICHI DA SILVA GURGEL, 637452, TURMA 2011/01
PRISCILLA FERNANDES QUEIROZ, 428756, TURMA 2011/01
ROBERTA GARCIA VALDETARO, 629432, TURMA 2011/01
VITÓRIA VIGUINI CANTARELA, 626044, TURMA 2011/01
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola
Produção de Aprendizagem apresentada à UTA – Diversidade Cultural, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Andreia Kuyumjian
Centro Associado: Vila Velha
VILA VELHA
2011
[pic 2]
- _ Introdução
O tema educação sempre foi muito discutido nos meios social e político, passando pelo processo de análise das diretrizes propostas ou redescobrindo novas estratégias para levar o conhecimento ao cidadão. Porém, ao longo dos anos, percebeu-se que a mistura de raças, etnias, culturas e diferenças sociais trouxe para o nosso cotidiano a diversidade e a multiculturalidade, fatores que devem ser conhecidos e respeitados, principalmente no âmbito escolar, pois nessa troca de saberes, dá-se a construção social do sujeito, reafirmando suas características na formação da sua identidade.
O objetivo desta P.A é abordar os conceitos de educação abrangendo os diversos valores sociais, percorrer a historia da educação de jovens e adultos no Brasil, e compreender a construção da identidade social a partir de diferentes valores.
A importância deste trabalho para nós é de grande relevância, pois muito acrescentará para nosso aprendizado, porque como o tema educação está em constante mutação, gerando novos conceitos ou surgindo novas leis, amplia nossa visão quanto à necessidade de estarmos buscando nos aperfeiçoar, com o objetivo de alargarmos nosso conhecimento de forma plausível ao enfrentar os espaços escolares e não escolares. Este conhecimento deu-se através das aulas presenciais e pela rádio web, que nos possibilitou debater o assunto junto aos professores responsáveis pelas matérias estudadas nesta UTA, bem como pelos livros adotados e artigos disponíveis no AVA e através de literaturas auxiliares sugeridas.
A UTA Diversidade Cultural conta com as disciplinas: Educação e Diversidade, Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa e Prática Profissional Diversidade Cultural. Disciplinas estas que mostram como entender e praticar a alteridade, pensar nas diferenças socioculturais e contribuir para o aperfeiçoamento da construção da vida social.
2.0 _ Desenvolvimento
O multiculturalismo baseia-se na transição de uma cultura comum ou homogênea, para outras culturas fazendo compreender as diferenças. Sendo um movimento teórico e uma prática social que contesta preconceitos e discriminações a indivíduos e grupos culturais submetidos a processos de rejeição, fazendo atual o reconhecimento da pluralidade e diversidade dos sujeitos e culturas com base no respeito e na tolerância recíproca. Tornando-se uma das exigências políticas educacionais, pois existe uma demanda de ordem política e social para que a educação incorpore a diversidade no cotidiano escolar.
Através das suas origens, significados e concepções teóricas o multiculturalismo evidencia o sentido político cultural de se educar as atuais e novas gerações com uma visão multicultural e critica, que leve em conta a necessidade de valorizar o acolhimento de identidades diversas sem apresentar qualquer forma de preconceito ou rejeição.
No ambiente escolar presenciamos a diversidade que se faz presente, nos comportamentos, nas visões de mundo e credo, lugar este que deve ser trabalhado em prol da formação de identidades abertas à pluralidade e experiências, dando a liberdade de expressão para que os alunos atuem criticamente desenvolvendo atitude de respeito à diversidade. Contudo é necessário que o docente esteja capacitado para atuar com os diferentes desafios, estudando e conhecendo o multiculturalismo e suas concepções de modo a possibilitar uma visão de inclusão capaz de valorizar a cultura e a etnia de seus alunos.
2.1_ Educação e Diversidade
Com base na obra a Diversidade Cultural como Prática na Educação (Fátima e Silva de Freitas, 2011) entende-se que a educação intercultural é um estímulo de interação e reciprocidade entre grupos diferentes, procurando sustentar uma relação critica e solidária. O interculturalismo baseia-se no reconhecimento da identidade cultural de cada grupo social, pensando em uma educação para o plural, onde as diferentes culturas possam comunicar-se, respeitar-se e enriquecer-se através de uma participação conjunta.
Hoje muito se discute sobre gênero, opção sexual e identidade cultural, portanto a escola não pode se tornar omissa a esses assuntos. A educação escolar deve tratar dos conhecimentos que são significativos para os alunos, os quais possam constituir sentidos e relacioná-los ao seu cotidiano, dando suporte para suas ações e construções de pensamentos e novos saberes.
A comunidade escolar tem como função trabalhar a interação dos sujeitos, pois é formada por diversos grupos étnicos. Qualquer sala de aula é multicultural, atualmente a Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008 tornou obrigatório o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, pois por muito tempo esses povos fizeram parte de um cenário de exclusão, discriminação, preconceito e violência. Portanto, é necessário que o docente esteja capacitado para atuar com diferentes desafios, estudando e conhecendo o multiculturalismo e suas concepções de modo a possibilitar uma visão de inclusão capaz de valorizar a cultura e a etnia de seus alunos. O papel do professor é determinante no processo de reapropriação e reinvenção do conhecimento, tornando primordial seu entendimento sobre cultura. “Afinal, aprendemos muito com nossos alunos e alunas quando consideramos que ambos são portadores de diferentes identidades culturais” (Freitas,p.84,2011)
...