A Educação e o Desenvolvimento de Habilidades Sócio-emocionais
Por: Mariana Baptista • 24/11/2021 • Dissertação • 520 Palavras (3 Páginas) • 88 Visualizações
A Educação e o desenvolvimento de
habilidades sócio-emocionais
Por Mariana Batista
Este trabalho tem por objetivo investigar um dos mais importantes componentes do sistema educacional, que é a afetividade.
Especificamente, objetiva tecer reflexões acerca da importância da afetividade para a construção do conhecimento significativo e emancipador; abordar o papel do educador no processo de ensino-aprendizagem orientado pelo cultivo das relações afetivas e também, apresentar considerações a respeito da importância do trabalho conjunto entre família e escola no que diz respeito ao desenvolvimento socioemocional.
A intenção em desenvolver um estudo nessa área justifica-se pela necessidade de ampliar as discussões acerca da afetividade, especialmente na relação professor e aluno, tendo em vista que a afetividade pode trazer contribuições para o desenvolvimento do aluno e também para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que ao se sentir amada a criança irá aprender com mais facilidade.
A afetividade tem um sentido pleno: está relacionada às vivências de adultos e crianças, motivação de professores e alunos e é determinante para a prática educativa. Conhecer o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança possibilita ao professor melhorar ainda mais suas intervenções no sentido de ampliá-las por meio do diálogo.
Desde que a criança nasce o ambiente necessita atender às suas necessidades básicas de afeto, apego, desapego, comunicação, pois será a partir deste contexto que irá se estruturar na criança a aprendizagem de estabelecer vínculos, ou seja, ‘’irá desenvolver a capacidade de se relacionar, tendo-se em conta que o ser humano é um ser social (BOSSA, 2000).’’
Desta análise aprende-se que, a afetividade está relacionada ao aspecto social e orgânico. Face ao exposto, compreende-se que a afetividade exerce papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo, pois, ela é inerente ao ser humano, e está relacionada ao ambiente social (FERREIRA; ACIOLY-RÉGNIER, 2010).
A afetividade manifesta-se desde os primeiros meses de vida e é através dela que se será estabelecida a comunicação com o meio ambiente.
O afeto diz respeito às expressões de sentimentos que as crianças logo experimentam no início da vida, e fazem com que esse conjunto de sentimentos exerça um papel crucial em suas ações, em casa e na escola, como exemplo: Uma criança que possui afeto por seus amigos, tem mais vontade de ir à escola, ou uma criança que possui afeto por seu professor tem mais vontade de aprender, uma criança tratada com afeto em casa e na escola sente vontade de retribuição.
Na teoria de Piaget, o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: um cognitivo e um afetivo. Afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções. O afeto se desenvolve no mesmo sentido que a cognição ou inteligência, tornando difícil encontrar um comportamento apenas da afetividade, sem nenhum elemento cognitivo.
A vida afetiva, como a vida intelectual é uma adaptação contínua e as duas adaptações são, não somente paralelas, mas interdependentes, pois os sentimentos exprimem os interesses e os valores das ações, das quais a inteligência constitui a estrutura.
...