A Educação Ambiental
Por: Fátima Silva • 24/10/2020 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
[pic 1]
1a. Avaliação a Distância – 2020/2
Disciplina: Educação Ambiental
Nome:
Matrícula: _________________________ ___________________
Polo: ________________________________________________
Data final para entrega: 10/09/2020.
- A pandemia provocada pelo coronavírus fez com que muitas cidades no mundo adotassem a quarentena e o afastamento social. As pessoas permanecem em casa, deixando de circular e esta diminuição da movimentação causou efeitos diretos no meio ambiente, como por exemplo, a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera ou no aumento da geração de resíduos domésticos e hospitalares. E na sua cidade, houve alguma modificação? Qual (is)? O que você faria para minimizar o que foi negativo e maximizar o que foi positivo? (2,5 pontos)
Resposta: Segundo o Instituto Estadual do Ambiente, houve entre 23 e 25 de março, uma redução da emissão NO2 de 45% em Duque de Caxias, comparados ao período de 6 a 13 de março. Como ponto negativo, pode-se citar o aumento na geração de resíduos domésticos, mas houve coleta regular. Porém, não se sabe ao certo o quanto destes resíduos são realmente rejeitos, ou se é algo que possui alta capacidade de reaproveitamento. Outro fato observado onde resido, foi aumento em cortes de árvores em quintais, e alguns focos de incêndios que foram rapidamente controlados.
O que tenho feito para minimizar os efeitos negativos, é o de redução dos resíduos (o máximo possível, mas ainda é pouco), além de reaproveitar o máximo de resíduos. Para maximizar o que foi positivo, deveria haver diminuição de carros nas estradas. É observável o fluxo de muitos carros com apenas o motorista, talvez se houvesse melhoria nos transportes de massa, ou ações de carona.
- Por que, com vistas à transformação social, espera-se que, mais que pensar em ações globais, as questões locais sejam trabalhadas e que sejam implementadas ações. (2,5 pontos)
Resposta: Porque entende-se que se deve estar atento ao que acontece no mundo, porém, a atuação de implementação de ações deve ser iniciada localmente, ou seja, de acordo com as questões ambientais necessárias àquela localidade. Pois, agindo localmente, abordando problemas locais a partir de uma visão global, é uma forma de alcançar essas ações globais necessárias. Conclui-se que, se cada localidade promover ações ambientais locais, logo todos estarão trabalhando em favor das ações globais.
- É muito comum que as pessoas utilizem o verbo “conscientizar” para responder a questões, ou mesmo resolver questões ligadas a alterações ambientais de uma forma simplista e inadequada. Com base nas aulas 3 e 5, discuta como utilizar corretamente o verbo “conscientizar” em Educação Ambiental. (2,5 pontos)
Resposta: A educação ambiental não está objetivada à conscientização. Mas sim de sensibilização e motivação da sociedade para com as questões ambientais, afim de despertar uma reflexão crítica acerca dos problemas socioambientais. Para tal, é importante desenvolver nos indivíduos o auto reconhecimento de si próprio como sendo parte integrante do problema, do meio ambiente, assim como este também é parte integrante da solução. Desse modo, tornando-o capaz de transformar o problema, resolvendo-o, propondo soluções, e as colocando em prática.
...