A Educação Para Todos
Por: Danny Borges • 21/10/2015 • Relatório de pesquisa • 735 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
INSTITUTO ENSINAR BRASIL
FACULDADE DOCTUM DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO DE VITÓRIA CURSO DE PEDAGOGIA
ADRIANA MATOS
DANIELA BORGES DOS SANTOS
DEBORA GUIMARÃES
MARIA ALBIA F. PEDROSO
MARILE MARQUES
VANESSA NASCIMENTO
RELATÓRIO REFERENTE A ANALISE DAS METAS NÃO ALCANÇADAS PELO BRASIL NO MONITORAMENTO GLOBAL DA UNESCO 2015
VITORIA/ES
2015
ADRIANA MATOS
DANIELA BORGES DOS SANTOS
DEBORA GUIMARÃES
MARIA ALBIA F. PEDROSO
MARILE MARQUES
VANESSA NASCIMENTO
RELATÓRIO REFERENTE A ANALISE DAS METAS NÃO ALCANÇADAS PELO BRASIL NO MONITORAMENTO GLOBAL DA UNESCO 2015
Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade Doctum de Administração e Educação de Vitória - DOCTUM, curso de Pedagogia, 4º período, como requisito para avaliação da disciplina de Politicas Publicas para a organização da Educação Básica I. Professora: Maria Aparecida Bussular
VITÓRIA / ES
2015
O presente relatório trata-se de uma discussão referente as metas mundiais para a educação que não foram alcançadas pelo Brasil, divulgada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), no último relatório de monitoramento do Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, firmado em 2000 por 164 países. De acordo com a UNESCO apenas um terço dos países cumpriu as metas.
Segundo Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, o Marco de Dakar compreende seis objetivos e suas respectivas metas a serem alcançadas, além de 12 estratégias com as quais todas as partes envolvidas deveriam contribuir.
Segundo esse Relatório de Monitoramento Global de EPT (Educação Para Todos) dessas seis metas da agenda, o Brasil conseguiu cumprir duas: universalizar o acesso à educação primária, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e cumprir a meta referente à inclusão de meninos e meninas na escola, independentemente do gênero. As metas que não foram alcançadas são:
Educação e cuidado na primeira infância, que visa a expandir e melhorar educação e cuidados na primeira infância, principalmente para as crianças mais vulneráveis e em situações desfavorável, no Brasil a primeira infância abrange a educação de 0 a 5 anos, ou seja, creche e pré-escola. De acordo com a UNESCO o Brasil se encontra dentre os 80% dos países que não atingiram essa meta.
Habilidades para jovens e adultos, que se refere a garantir acesso igualitário de jovens e adultos à aprendizagem e a habilidades para a vida. Unesco diz que o Brasil não se encontra entre os 46% dos países que atingiram a meta.
Ainda segundo a UNESCO
No Brasil, o programa de jovens e adultos é dirigido a pessoas a partir de 15 anos de idade que não completaram a educação formal. Em 2012, mais de 3 milhões de alunos foram registrados, incluindo migrantes, trabalhadores rurais e pessoas em situação de pobreza ou provenientes de famílias da classe trabalhadora. No entanto, a qualidade da educação obtida é deficiente e as taxas de abandono são altas.
Alfabetização de adultos que tinha como objetivo alcançar, até 2015, aumento de 50% no nível de alfabetização de adultos. Principalmente entre as mulheres, e o acesso igualitário a educação básica e continuada para todos os adultos. Apenas 25% dos países alcançaram. O relatório descreve a causa desse atraso, “quatro fatores podem ajudar a explicar esse lento progresso: O grau de compromisso político global, a eficácia de programas de alfabetização em língua materna e a capacidade de resposta de programas á demanda por alfabetização.” (Relatório de Monitoramento Global de EPT 2015).
...