TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Escolarização

Por:   •  16/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.482 Palavras (14 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 14

Tema

Educação e escolarização

Problema

Qual o papel dos pais na educação e na escolarização de seus filhos.

Objetivos

Objetivo geral

Entender a visão que os pais têm sobre a educação e escolarização.

Objetivo especifico

Investigar a partir da fala dos pais qual a diferença no processo de educação e escolarização. Analisar a partir do ponto de vista dos professores o papel dos pais no processo de educação.

Hipótese

Acredita-se que hoje existe um confronto entre família e escola, porque a família quer que as escolas assumam a socialização total das crianças, por sua vez as escolas se negam em assumir tal papel por reconhecer que tal função não lhes compete e que não possuem a estrutura devida para isso. 

Metodologia

  • Entrevistas com pais e professores afim de entender seus papéis e fazer um diagnóstico da realidade.
  • Pesquisa de campo com questionário composto de 10 (dez) questões.

Referencial teórico

A participação de pais na vida escolar dos filhos é reconhecida por muitos professores como um fator importante para o rendimento do aluno em sala de aula, influenciando, portanto no desempenho das atividades educativas. Para Bastos (2001, p. 66), a escola apresenta a preocupação de levar o conhecimento científico ao aluno, dando continuidade e complementando a educação familiar. Para isto, preocupa-se como conseguir a adesão De acordo com Oliveira (2001), o envolvimento escola-família, aumenta o empenho e interesse dos pais em participarem do processo escolar dos filhos como corresponsáveis. Sobretudo, é necessário que haja uma relação de diálogo, onde as partes envolvidas possam expressar formas de saída para os problemas educacionais.
da família nas atividades escolares.

Resultados

É possível, enfim, concluir que a participação dos pais na carreira escolar de crianças e adolescentes é, sim, imprescindível; mas, ao mesmo tempo, é necessário que este envolvimento seja um envolvimento de qualidade - ressaltando que o essencial é a qualidade do tempo em que os pais se envolvem com a escola e não apenas a quantidade de tempo em que eles fazem isso. Um envolvimento saudável é o que causa o sucesso escolar do aluno.

Percebe-se que existe uma diferença nas opiniões das participantes, onde cada um pode expor o que realmente acredita ser a função social da escola. Entende-se que é uma questão de experiência, conceitos vividos por cada um.

Referencial bibliográfico

ANASTÁCIO, A. H. A. K. A participação da família no contexto escolar da educação infantil em uma escola privada de Sinop. 2009. Disponível em: <http://www.unemat-net.br/prof/foto_p_downloads/fot_1565micuosoft_woud_-_anne_kelly(1)_pdf.pdf >. Acesso em: 30 de maio de 2015.

BASTOS, B. J. Gestão democrática da educação: as práticas administrativas compartilhadas. In: BASTOS, B. J. (org.). Gestão democrática. 2. ed. Rio de Janeiro, DP&A/SEPE, 2001. P. 66.88.

KNOPF, Cassiane; CERUTTI, Janaina. Relação entre família e a escola e seus impactos na educação. 2010. Disponível em:<http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramaticaortografia/36/artigo264707-1.asp>. Acesso em: 29 de maio de 2015.

FRAGA, Fernanda Rocha. A Participação dos Pais no Processo de Escolarização dos Filhos. 2013. Disponível em: <https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-participacao-dos-pais-no-processo-de-escolarizacao-dos-filhos>. Acesso em: 29 de maio de 2015.

MORIN, Edgar, A cabeça bem-feita: Repensar a reforma - Reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

BHERING, Eliana; SIRAJ-BLATCHFORD, Iram. A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração. 1999. Disponível em: . Acesso em: 30 de maio de 2015.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n110/ n110a06.pdf>. Acesso em: 31 de maio de 2015.

Entrevista mãe A

1. Qual a diferença entre escolarização e educação?

R: Não sei.

2. Qual o papel do professor na escolarização?

R: Acho que é alfabetizar.

3. A escola tem feito algum projeto para que os pais se interessem mais pela educação dos filhos?

R: Sim, muitas reuniões de pais.

4. Como podemos definir a educação e a escolarização nas escolas de hoje?

R: boa.

5. Qual é o papel do pedagogo quanto a escolarização?

R: Chamar a família para conversar com o caso haja necessidade.

6. Qual a visão dos pais quanto a educação?

R: Que o filho vai para a escola para ser alguém na vida.

7. Qual a sua reação quando seu filho é chamado atenção na escola?

R: Até agora não tive esse problema.

8. Tem alguma queixa sobre a escolarização nos dias atuais?

R: Não.

9. Há alguma diferença no comportamento do seu filho em casa e na escola?

R: Sim em casa é “arteiro” e na escola são quietos.

10 O que acha que poderia melhorar na educação e na escolarização do seu filho?

R: nada.

Entrevista professor A

1. Qual a diferença entre escolarização e educação?

R: Escolarização é está dentro da escola aprendendo. Educação: começa em casa e termina na escola.

2. Qual o papel do professor na escolarização?

R: Ensinar.

3 As Escolas tem feito algum projeto para que os pais se interessem mais pela educação dos filhos?

R: Tem o projeto - mais educação - onde a família é acompanhada (sempre chamada a escola). E o projeto - maleta da leitura - as crianças levam uma mala com livros e levam uma ficha para preencherem junto com os pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com