A Educação tem um papel importante no processo de humanização do homem e de transformação social
Por: Dedeiaaa • 29/1/2018 • Abstract • 922 Palavras (4 Páginas) • 497 Visualizações
INTRODUÇÃO
A educação tem um papel importante no processo de humanização do homem e de transformação social.
Para melhor compreensão sobre os rumos e dificuldades apresentados na educação do século XXI, se faz necessário entender seu contexto para então traçar possibilidades, rever conceitos pré-definidos e ter um olhar onisciente sobre o movimento da educação na vida do ser humano.
A história é o olhar crítico da ação transformadora do homem no tempo e no espaço. Sabendo que o homem constrói sua cultura e sua imagem através das relações sociais e do trabalho, que exerce poder transformador sobre si e sobre a natureza, fica claro que nunca permanecemos os mesmos ao final de uma atividade. Logo não podemos determinar que a natureza humana seja universal ou eterna. Sendo ela inacabada, como pode a educação não o ser?
Não podemos permitir que a ingenuidade atrofie a percepção de saber com registro de uma história androcêntrica, que favorece a quem convém, mas tomar conhecimento da história por detrás da história, pois compreendendo o passado, podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro. Precisamos repensar a dicotomia social, que inferioriza as grandes massas, e que usa o fenômeno educacional como arma esmagadora, enquanto a educação é o esteio, a bússola, um instrumento de transformação. “(...) transformar a experiência educativa em puro treinamento humano é mesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador.” (FREIRE, 1996, p. 33).
Como experiência fundamental para a produção histórico/cultural humana a educação precisa ser repensada, buscando a compreensão de sua construção histórica e vislumbrando as perspectivas para o futuro. Conhecer a história nos da oportunidade de não repetir velhos erros, reorientando nossas ações para investir em uma educação de qualidade. Além do conhecimento teórico, o conhecimento da história da educação oferece subsídios para a prática reflexiva e intencional.
CAPÍTULO I
1 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
A educação é uma realização específica dos seres humanos, que os distinguem dos demais seres vivos, possibilitando a produção de cultura e a evolução intelectual. Por ser parte da vivência humana sua prática se estabeleceu em todos os povos desde a antiguidade, mas pouco se pensava sobre ela. Os pensadores da educação só surgiram muito depois e o pensamento pedagógico carece de conceitos teóricos.
A pedagogia, que é a teoria crítica da educação e da ação do homem, quando transmite ou modifica sua herança cultural, e a filosofia da educação, que faz uma reflexão rigorosa dos problemas educacionais, são fundamentais para estabelecer os fins a serem atingidos no processo da prática educativa, evitando as ideologias cruéis.
1.1 - A EDUCAÇÃO DOS POVOS PRIMITIVOS
Os povos primitivos se constituem em comunidades estáveis, sem a dominação de um indivíduo ou de uma classe sobre os outros, sempre com a manifestação do ‘sagrado’ que emana de toda a natureza e de todos.
As comunidades tribais apresentam uma educação difusa, prática e espontânea, voltada para a formação integral do ser humano. Toda a comunidade é responsável pela educação da criança e do jovem. Aprende-se observando e fazendo as atividades comuns aos membros do grupo. Não há um espaço ou horário específico para ensinar ou aprender. O próprio cotidiano da comunidade é a escola. A educação deriva das relações
...