O Homem Econômico, Social e Político
Por: waleska.lamarca • 3/12/2017 • Projeto de pesquisa • 7.643 Palavras (31 Páginas) • 563 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁTIO SENAC
SANTO AMARO
Erika Rodrigues de Lima
Hyago Martins Lima
Jessica D’Alessando Leal
Kariny de Jesus Silva
Waleska Lamarca Duarte
Projeto Integrador I
O Homem Econômico, Social e Político
São Paulo
2017
Erika Rodrigues de Lima
Hyago Martins Lima
Jessica D’Alessando Leal
Kariny de Jesus Silva
Waleska Lamarca Duarte
Projeto Integrador I
O Homem Econômico, Social e Político
Trabalho da disciplina Projeto Integrador I que propõe a concepção de uma pesquisa bibliográfica referente a história da Contabilidade, seu aperfeiçoamento e os fundamentos que justificam a escolha do curso.
Orientador: Karin P. Gomes
São Paulo
2017
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Gráfico 1 - Média Salarial - Empresas de Pequeno e Médio Porte ..........................25
Gráfico 2 - Média Salarial - Empresa de Grande Porte ............................................25
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Proposta de administração econômica da Escola Veneziana ................11
Tabela 2 – Fundamentos da Escola Patrimonialista..................................................16
Tabela 3 – Axiomas da Escola Neopatrimonialista....................................................16
Tabela 4 – Relação de áreas de atuação do profissional contábil.............................21
Tabela 5 – Comparação entre salários de contabilidade em 2016 e 2017................24
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE 6
2.1. PRINCIPAIS PENSADORES 7
2.2. ESCOLAS DE PENSAMENTOS CONTÁBIL 8
2.3 CONTABILIDADE NO BRASIL 17
3. PANORAMA DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO 20
4. CONCLUSÃO 27
5. REFERÊNCIAS 28
6. APÊNDICES 30
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de identificar a estrutura de uma pesquisa científica, alinhada aos conteúdos disciplinares do semestre letivo, concretizando-se em um relatório no qual apresenta a evolução histórica do profissional de contabilidade, as oportunidades e tendências mercadológicas atuais e as razões pessoais que justificam a escolha de cada integrante dos grupos de trabalho.
Indubitavelmente, traz um panorama sobre a evolução da contabilidade no mundo, desde o seu surgimento até os dias atuais, traçando a trajetória da evolução do conhecimento contábil e profissional contábil, hoje reconhecido e respaldado no Brasil pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Para alcançar o objetivo foi utilizado o método de pesquisa exploratório e pesquisa bibliográfica, afim de relatar essa evolução através do estudo de obras de autores reconhecidos na área, que descrevem a Contabilidade, as influências das civilizações e o aprimoramento do pensamento contábil, que é praticado de forma empírica pelo homem desde os primórdios e continua em constante evolução até os dias atuais.
A contabilidade trata-se de uma ciência, e como toda ciência sofreu uma grande evolução. A educação na área contábil foi influenciada, em diversos momentos da história brasileira, por uma série de variáveis.
Nos primeiros capítulos descreve-se a história da contabilidade, de como as pessoas controlavam seus patrimônios de forma empírica e rupestre. Ao decorrer dessa evolução alguns nomes e práticas se destacaram como a do Frei Luca de Pacioli e a técnica das “partidas dobradas”, por ele divulgada, difundida no mundo e ainda utilizada nos dias atuais.
Vislumbramos a evolução de uma simples partida dobrada até sofisticados registros e relatórios, que servem para tomada de importantes decisões, houve uma grande e considerável evolução, não só dos registros, mas também da profissão contábil.
Posteriormente observa-se o surgimento das escolas doutrinárias e seus precursores, que muito contribuiu para a evolução contábil no Brasil e no mundo, buscando oferecer uma fundamentação da ciência estudada hoje.
Ainda falando de história e evolução da Contabilidade, nos próximos capítulos, nota-se que o Brasil recebeu uma grande influência dessas escolas, e a fim de se encaixar aos padrões contábeis usados pelo mundo, estabeleceu leis e normas que possam ser realizadas.
Subsequentemente nos últimos capítulos analisa-se que profissional de contabilidade possui amplo mercado de atuação, podendo atuar em diversos segmentos, como: em empresas privadas, órgãos públicos, na área acadêmica, autônomo, entre outras áreas. Além de possuir diversas áreas de atuação, o profissional contábil em sua profissão pode vislumbrar diversos fatores que o motivam a prosseguir com a profissão, seja por remuneração, conhecimento, ascensão na carreira, dentre outros.
Contudo, nos últimos capítulos nota-se o porquê cada um dos autores deste projeto escolheu a área contábil como profissão e, como conseguiram ingressar na área, quais as expectativas e o porquê da escolha da Universidade Senac.
...