A Escrita nas práticas de letramento acadêmico
Por: Cynthia Lacerda • 21/12/2017 • Dissertação • 358 Palavras (2 Páginas) • 718 Visualizações
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Humanidades
Unidade Acadêmica de Educação
Disciplina: Análise e produção de textos acadêmicos
Professora: Fabíola Cordeiro de Vasconcelos
Aluna: Cynthia Lacerda Gomes da Silva Freitas
Fichamento de resumo Escrita na academia
MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. RBLA, Belo Horizonte, v.10, n.2, p. 363-386, 2010.
O artigo de Marildes Marinho enfatiza o interesse por discutir as relações dos alunos universitários com a escrita acadêmica e as práticas de letramento. Nele, a autora questiona a ideia dos professores de que esses alunos não sabem escrever os gêneros acadêmicos e demonstra uma preocupação com a relação tensa dos estudantes com a escrita e a leitura desses gêneros. Propõe que a produção de tais textos seja aprendida na academia.
Marinho apresenta uma proposta para o ensino da produção de gêneros acadêmicos, e se fundamenta na concepção de Bakhtin, que se revela na perspectiva do comportamento social nas abordagens sobre linguagem e gêneros, como também na visão etnográfica, que permite conhecer as funções da escrita no letramento acadêmico. Recomenda reflexões sobre os eventos de letramento no contexto da academia, sugerindo ser preciso que as atividades de escrita aconteçam com fins pragmáticos e sócio comunicativos, para que os alunos tenham a capacidade de dar conta do discurso acadêmico e de desconstruir a noção de trabalho com a qual chegam à universidade.
Marildes Marinho conclui apontando a importância de incluir, no estudo da escrita acadêmica, o entendimento dos comportamentos, atitudes e crenças que cercam a relação com a escrita na universidade, e também desenvolver estratégias pedagógicos, projetos e pesquisas para o desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos a respeito da produção de gêneros acadêmicos.
...