A Estrutura e Organização da Educação
Por: carolgnomos • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO PILAR DO SUL
CURSO SUPERIOR PEDAGOGIA
1ª SÉRIE
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
MARIA JOSÉ DE PAULA SILVA RA: 1708132205
MARIANA VAZ DICHER RA: 2844266176
PAMELA ARAÚJO VASCONSELOS RA: 2847246597
VIVIANE BATISTA RIBEIRO RA: 2844269507
TUTOR: MÁRCIA RUGINE
PILAR DO SUL – SP
30/03/2015
INTRODUÇÃO
O projeto tem como objetivo promover e incentivar a participação da família na escola e a importância da integração e interação entre ambas para favorecer e melhorar o ensino de aprendizagem dos educadores de maneira que seja significante e relevante.
O projeto pedagógico tem duas dimensões; a política e a pedagógica. Ele é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade educacional, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.
Nesse sentido iremos trabalhar a identidade cultural das famílias, das crianças atendidas, para que elas possam perceber as diferenças entre elas e seus colegas, os diferentes costumes em diferentes grupos sociais. De maneira coletiva buscaremos construir a valorização da mesma, tendo como principio a própria realidade.
DESENVOLVIMENTO
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9.394/96)
‘’Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. ’’
O papel da escola é incluir e demonstrar as diferenças culturais de forma que seja desenvolvido um papel de interação cultural entre os alunos, com trocas de experiências.
“Art. 3º XII – Deve-se ter consideração com a diversidade étnico-racial.”
Significa dizer que um dos princípios é o próprio multiculturalismo, com tolerância ao diferente.
‘’Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. ’’
Parte da formação para o exercício da cidadania é o Multiculturalismo, ensinando o respeito ao diferente e a aceitação do outro.
- Parâmetros curriculares Nacionais (PCN)
O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Explorando ao máximo o potencial de cada um dos alunos. Mostrando que apesar das diferenças todos têm direitos e deveres iguais.
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Visa promover a inclusão total dos negros. A lei estabelece o ensino da História da África e da cultura afro-brasileira nos sistemas de ensino. Isto significa o reconhecimento da importância da questão do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação.
- Referencial curricular nacional para a educação infantil, volume 1
O objetivo é desenvolver situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis. O professor tem a tarefa de individualizar as situações de aprendizagem às crianças, e levar em consideração suas capacidades, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como seus conhecimentos socioculturais já adquiridos.
COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS DA ESCOLA: PAULO FREIRE
O evento aconteceu ao ar livre, com jogos, arte, cultura, música e diversão. A comemoração para homenagear os pais apresenta pontos positivos, à diversidade racial pôde ser vista no uniforme dos alunos, que foi uma forma da direção mostrar a igualdade entre as raças.
Hoje as famílias antes tradicionais compostas por pai, mãe e filhos, estão em processo de mudança e devemos considerar também: as reconstituídas, as monoparental, as uniões consensuais e as homoafetivas. Vendo isso a escola buscou não só homenagear os pais, mas também reunir a família, pois o multiculturalismo da sociedade atual faz com que as famílias sejam diferentes entre si.
Ainda existe muito a se fazer em relação ao multiculturalismo nas escolas, por mais que os docentes achem importante a realização de eventos para a integração da família no cotidiano escolar, buscando integração entre família e escola, a maioria dos professores não foram preparados para tal prática.
...