A Estágio Gestão
Por: kellylmgarcia • 27/9/2021 • Trabalho acadêmico • 3.173 Palavras (13 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA 11
4 PLANO DE AÇÃO 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Este documento é referente ao relatório de Estágio III pertencente ao curso de Pedagogia baseado no modelo Covid-19.
A escrita deste relatório conta com o auxílio de profissionais já atuantes na área educacional conhecedores da rotina escolar.
Como base de leitura foi utilizado dois textos apresentando temas voltados ao uso da tecnologia e metodologias adotadas recentemente na nova maneira de se lecionar.
A partir daí o profissional partiu em busca de conhecimento para se atualizar e se adaptar a esse novo normal. A elaboração deste relatório contou com o compartilhamento de informações com profissionais já atuantes na área educacional e que conhecem a rotina diária escolar trazendo dicas sobre os possíveis ambientes que um pedagogo pode atuar.
Através dessa troca de conhecimentos a rotina de uma escola foi apresentada e também sua maneira de lidar com os alunos, professores e responsáveis. O curso de Pedagogia permite trabalhar em diversos locais além de uma sala de aula.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES
O texto apresentado para leitura e discussão traz uma reflexão sobre as atribuições permitidas a um pedagogo dentro de uma organização escolar ou extraescolar. O profissional de pedagogia é um profissional que possui possibilidades em atuar em empresas e hospitais implantando e desenvolvendo projetos educativos, pois este é um profissional preparado para apresentar um trabalho de educação com qualidade diante de todo o conhecimento e formação que recebeu sua graduação.
O estudo parte de uma metodologia com a pesquisa exploratória e análise bibliográfica, mediante a leitura de livros, textos e artigos publicados que discorrem sobre conhecimentos atribuídos ao pedagogo. Sendo assim este pedagogo deve se manter em processo de formação permanente de interlocução do saber e do trabalho de investigação.
O assunto ligado à formação e área de atuação dos pedagogos vem sendo notado nos estudos de pesquisadores e profissionais da educação e, em especial, nos meios de comunicação do país. Há algumas décadas, é crido que depois de terminada a formação principal, o profissional da educação esteja preparado para atuar pelo restante de sua vida laboral, porém, esta visão atual alterou de forma significativa esse pensamento.
A educação do século XXI tem a necessidade de acompanhar o processo de mudanças que a sociedade solicita como colaboração para a formação de um novo sujeito. O conhecimento é um diálogo, é uma expressão de liberdade, na medida em que temos consciência de uma leitura crítica da realidade, onde a nossa reflexão deve estar em um constante devir, na perspectiva de indagação e de esquadrinhar com a imaginação, sem acordo com resposta estanques e únicas.
Assim, a formação dos professores apresenta-se como um desafio que está ligado ao futuro da educação e da própria sociedade brasileira e, perante as mudanças
que acontecem na política de nosso país, mais do que nunca existe a necessidade de criação de um projeto político e educacional totalmente voltado para uma formação que se firme em bases consistentes, teoricamente sólidas e fundadas nos princípios de qualidade e de relevância social. Essa formação, ao ser entendida e trabalhada num pensamento de constante reflexão sobre a natureza do ser professor e os aspectos que envolvem a característica docente, está se concretizando a partir da formação de um professor que atue profissionalmente, de maneira significativa e transformadora.
O texto lido apresenta a necessidade de aprimorar os conhecimentos abordados na área da educação escolar ou não. É uma tentativa de alimentar a gênese da Pedagogia e seus diversos espaços executados. Afirma-se que a Pedagogia é a área educativa que traz como objetivo ensinar a teoria e a prática, incentivar o aprimoramento do saber, ou seja, aplicar e disponibilizar para a sociedade o saber científico.
Os diversos campos de atuação do pedagogo passam desde hospitais, a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, museus entre outros. Nestes ambientes o pedagogo pode atuar além de técnicas escolares aprendidas durante sua graduação. O pedagogo consegue agregar suas experiências adquiridas à de outros profissionais, podendo assim desempenhar a gestão de pessoas e coordenação de equipe proporcionando o desenvolvimento e a superação para os envolvidos.
O atual cenário da educação inicia o século XXI com grandes perspectivas para o profissional que ingressa no mercado de trabalho, diante de várias abrangências, como vemos em nosso dia a dia, onde vivemos um período com discussões acerca da globalização, o neoliberalismo, o terceiro setor, a educação on-line, enfim, uma nova estrutura é vista na sociedade, e essa estrutura faz com que os profissionais tenham a necessidade de estarem cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste cenário de grande competitividade.
...