“A Evolução da Gestão Educacional: Uma mudança paradigmática” Eloisa Luck
Por: DianaRadies • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 2.474 Visualizações
“A Evolução da Gestão Educacional: Uma mudança paradigmática”
Eloisa Luck
O texto traz o conceito para a Gestão Educacional como sendo orientações e ações do sistema de ensino e das escolas, além de apresentar a mudança de administração para gestão, pois esta toma como importante a participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho.
A autora fala que desenvolver a “qualidade de ensino” demanda uma orientação mais global, com visão a longo prazo e sem ações isoladas. É preciso ter um trabalho de cooperação com ações e esforços coletivos, conduzidos pela gestão da escola. Além disso, é preciso compartilhar as responsabilidades e tomada de decisões entre os níveis de segmentos das autoridades.
Houve uma mudança radical ao deixar de utilizar o modelo de administração para o modelo de gestão, pois esta tende a ocorrer de forma mais globalizada, democrática e dinâmica, abrangendo outras concepções, como: democratização para determinar o Projeto Político Pedagógico; o dinamismo e conflitos das relações interpessoais; a organização como entidade viva e dinâmica; a alteração dos processos sociais; compreensão que os avanços aparecem mais nos processos sociais, sinergia e competência do que nos insumos e recursos.
Enquanto a gestão oferece uma matriz mais democrática, a administração é racional, de fora para dentro, com controle objetivo, que funciona aparentemente e fez a escola falhar em seu papel social. Por isto, é preciso mudar paradigmas, participar e contribuir para o crescimento da instituição, sair do fragmento e partir para a globalização, compreendendo a interação das ações, partindo da limitação para a expansão de responsabilidade.
Este novo conceito, busca sair da ação em episódios para um processo contínuo; da hierarquização e burocratização para a coordenação, percebendo a importância da contribuição individual para a participação coletiva, explorando o espírito coletivo com trabalho em conjunto e integrado. Esta nova forma de representação original e com efetiva participação, visa melhorar as condições de funcionamento do sistema de ensino e das instituições, superando a antiga ótica, mas mantendo seus princípios, para determinar o processo e preparar a evolução.
...