A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
Por: ZARUPWEJ • 22/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 379 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Curso de Pedagogia
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
Gonçalina Farias de Souza RA 1403400
Pimenta Bueno – RO
Abril/2016
SUMÁRIO[pic 3]
1. TEMA___________________________________________________________2
2. JUSTIFICATIVA ___________________________________________________3
3. SITUAÇÃO - PROBLEMA ___________________________________________4
4. PÚBLICO - ALVO__________________________________________________5
5. OBJETIVOS______________________________________________________6
6. EMBASAMENTO TEÓRICO__________________________________________7
7. PERCURSO METODOLÓGICO ______________________________________9
8. RECURSOS_____________________________________________________10
9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES____________________________________11
10. AVALIAÇÃO ____________________________________________________12
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS __________________________________13
1. TEMA
Formação Continuada dos Professores para a Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola.
2. JUSTIFICATIVA
Temos acompanhado nos últimos anos um grande avanço das tecnologias de informação e comunicação. Este avanço tecnológico está redimensionando as formas como nos comunicamos e interagimos com as pessoas, interferindo também nas formas de ensinar e aprender.
A escola tenta acompanhar este avanço tecnológico incorporando estes recursos no processo de ensino e aprendizagem, propiciando aos alunos aprendizagens significativas e que vão de encontro com as transformações de um mundo globalizado.
Para que o ensino seja de qualidade e o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória com a utilização de metodologias inovadoras, como o uso das tecnologias de informação e comunicação, se faz necessário que os professores estejam bem preparados e que aproveitem de forma positiva estes recursos que despertam o interesse da uma vez que a grande maioria dos estudantes. Nesse sentido, o supervisor de ensino deve instrumentalizar o professor, proporcionando-lhes mecanismos de formação continuada, proporcionando uma conseqüente melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
O presente projeto tem como objetivo subsidiar a formação continuada dos professores para a utilização das tecnologias da informação e comunicação na sua prática pedagógica e justifica-se à medida em que podemos encontrar em nossas escolas uma parcela de professores que demonstra ter dificuldade em introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação em suas atividades escolares e que necessita de formação continuada para subsidiar esta prática.
3. SITUAÇÃO PROBLEMA
Temos acompanhado nos últimos anos um grande desenvolvimento tecnológico e a escola por sua vez tenta acompanhar este processo incorporando os recursos das tecnologias da informação e comunicação em sua prática pedagógica. Porém, uma grande parcela dos professores tem encontrado dificuldades em relação à utilização destes recursos. Nesse sentido, estudos de formação continuada dos professores para a utilização destes recursos tecnológicos na prática pedagógica podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino?
4. PÚBLICO ALVO
Destina-se aos professores do Ensino Fundamental de uma escola pública de Espigão do Oeste - RO.
5. OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Subsidiar a formação continuada dos professores para a utilização dos recursos das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver mecanismos de formação continuada para aprimoramento das atividades pedagógicas desenvolvidas na escola;
- Oferecer subsídios aos professores para a utilização das tecnologias da informação e comunicação aperfeiçoando sua prática pedagógica;
- Utilizar as tecnologias da informação e comunicação nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
6. EMBASAMENTO TEÓRICO
Na atualidade, as tecnologias da informação e comunicação são essenciais para o desenvolvimento de vários setores da economia e da sociedade. Elas fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas e são aplicadas intensivamente nos setores de Educação e Saúde, Agricultura e Pecuária, Aeronáutica e Espaço, Indústria e Comércio, Transporte, Entretenimento, Segurança e muitos outros.
Elas começaram a fazer parte das escolas para informatizar o setor administrativo, com o intuito de agilizar o controle e a gestão técnica em relação à demanda de vagas e a vida escolar do educando. Posteriormente, começaram a ser introduzidas no processo de ensino e aprendizagem.
A inserção de tecnologias na educação requer um olhar abrangente sobre as novas maneiras de ensinar, aprender e se relacionar com o conhecimento, bem como sobre as potencialidades e restrições das tecnologias e os significados socialmente construídos pelos grupos sociais.
A utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem conduz aos professores a redimensionar a forma de ensinar e aprender, implicando em modificar o que é feito dentro da sala de aula, organizando ações de pesquisa e de comunicação que permitam a aprendizagem em ambientes virtuais, acessando páginas na Internet, onde se encontra textos, notícias, possibilidade de orientação a distância, etc.
Cabe ao professor orientar os alunos a fazer um bom uso destes recursos, selecionando as informações e interpretando-as.
...