A FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DO PROFESSOR COMO EDUCADOR : O PEDAGOGO
Por: mari-lza • 28/3/2017 • Trabalho acadêmico • 806 Palavras (4 Páginas) • 1.806 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
MARILZA BARBOSA DA SILVA
A FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DO PROFESSOR COMO
EDUCADOR : O PEDAGOGO
GOVERNADOR VALADARES
Atividade I
O pedagogo ocupa na sociedade o espaço daquele que forma os novos cidadãos. Diante disso, seu campo de ação está cada vez mais diversificado. Se antes os cursos de pedagogia focavam o ensino nas matérias como matemática, filosofia e outras do gênero, hoje ela visa também a parte de administração. Então, a formação do pedagogo atualmente os permite atuar tanto na área de administração e gestão escolar como na docência.
Ao trabalhar na área da gestão escolar, o profissional da educação ira executar funções de administrador, na parte financeira da instituição e/ou na criação de projetos de pedagogia empresarial. Se optar por exercer a docência. O pedagogo pode lecionar em educação infantil, ensino fundamental I (1º ao 5º ano), educação especial e orientação escolar.
Tomando como exemplo a sociedade ao qual estamos inseridos, a brasileira, apresenta inúmeros obstáculos a atuação do pedagogo. Dentre estas podemos citar a desvalorização da categoria, onde o salário inicial de um profissional da pedagogia seja em média R$1.400,00 reais. Somando se a isso existem, no sistema publico de educação, que emprega a maioria dos docentes, esteja vivendo um processo de sucateamento. A partir disso, lidar com recursos escassos é um dos principais desafios dos professores. A vista disso, o profissional necessita desenvolver métodos de ensinos que possam laçar o interesse dos alunos em permanecer na escola. Criatividade, curiosidade e aptidão para desenvolvê la nos alunos e paciência são as principais atribuições requeridas ao professor.
A sociedade brasileira diz valorizar os profissionais da educação, entretanto a cobrança às autoridades responsáveis ou mesmo a inserção e apoio às lutas da categoria são ignoradas. A exemplo disso podemos citar a pouca aprovação que as greves realizadas como reivindicação de melhores condições de trabalho são deslegitimadas pela população. Esse fato deve se em parte pela mídia que por vezes passa uma visão distorcida ou falaciosa destes movimentos.
A profissão do pedagogo é a de base social, logo, tutelar qualquer tipo de não inclusão é totalmente incongruente. É uma profissão que pode ser realizado por qualquer sexo sem prejuízos adicionados a um em detrimento do outro. Atrelado a isso, existe a necessidade de constante aperfeiçoamento dos profissionais da pedagogia. Principalmente na era da tecnologia onde esta é ao mesmo tempo ferramenta e obstáculo do aprendizado. Quanto mais o pedagogo investe em sua formação com mais anos de estudo mais ele tem a acrescentar ao seu crescimento profissional e maiores condições de formar cidadãos melhores preparados para a vivência na sociedade.
A questão que muito se discute a respeito dessa profissão é se ela é uma missão e se é necessário um dom para que se possa exercê la. A resposta a essa questão não pode ser dada com segurança e precisão. Existem os que dizem ser um dom e os que dizem ser missão. A única verdade é que se não houver amor pela pedagogia ela se tornarão extremo contrario daquilo que é proposto por ela: a formação de bons e aptos atores sociais.
Atividade II
● Escreva em itens enumerados, cinco afirmativas que, para você, justificam a alfabetização e a preparação tecnológica do professor – principalmente do Pedagogo, para atuar na docência em qualquer nível e instância.
...