A FORMAÇÃO DE LEITORES À LUZ DA REVISTA
Por: Bieza • 28/12/2022 • Artigo • 8.671 Palavras (35 Páginas) • 81 Visualizações
FORMAÇÃO DE LEITORES À LUZ DA REVISTA LITERARTES
ANA PAULA SAITO
DANIEL ALARCON
HANNAH L. J. JUSTINO
JESSICA A. S. MONTANARI
KELLY C. P. VERISSIMO
LUCIANA LOPES DO NASCIMENTO BARBOSA
Resumo: O presente artigo tem como objetivo averiguar o que dizem as pesquisas científicas disseminadas na Revista LiterArtes sobre a formação de professores e sujeitos leitores nos espaços escolares de 2012 a 2021. Desta forma, foram mapeadas todas as publicações da revista em questão entre os anos de 2012 a 2021 e encontramos dezesseis (16) artigos, uma (1) entrevista e (1) resenha que se relacionam com o tema formação de professores e sujeitos leitores nos espaços escolares. Como embasamento teórico toda a pesquisa está ancorada em alguns estudos de Paulo Freire na perspectiva educação emancipatória e, através desse estudo, foi possível identificar os avanços e as experiências bem sucedidas de incentivo à formação de sujeitos leitores; analisar as tendências da produção acadêmica na Revista LiterArtes sobre formação de leitores e apontar caminhos e descaminhos da produção acadêmica da Revista LiterArtes na formação de jovens leitores.
Palavras-Chave: Leitura; Formação de leitores; Formar leitores; Contação de histórias.
FORMAÇÃO DE LEITORES À LUZ DA REVISTA LITERARTES[a]
Abstract: The present study aims at verifying what the scientific researches published in LiterArtes journal discuss regarding teacher training and reader formation in school spaces between 2012 and 2021. All publications in this journal, between the years 2012 and 2021, were mapped and we found sixteen (16) articles, one (1) interview and one (1) report which relate to the topic of teacher training and reader formation in school spaces. The entire research is anchored in some studies by Paulo Freire within the perspective of emancipatory education and, through this study, it was possible to identify advances and successful experiences of reader formation, to analyze trends in the academic production of LiterArtes journal about reader training and to spot the upsides and challenges in the academic production of LiterArtes journal concerning young readers’ formation.
Keywords: Reading; Reader formation; Form readers; Story telling.
INTRODUÇÃO
Incluir todos esses itens no texto antes de começar os percursos metodológicos (método).
Problema: O que dizem as pesquisas científicas disseminadas na Revista LiterArtes sobre a formação de professores e sujeitos leitores nos espaços escolares de 2012 a 2021?
Objetivo geral: Mapear os alcances e desafios das pesquisas científicas disseminadas na Revista LiterArtes sobre a formação de professores e sujeitos leitores nos espaços escolares no período de 2012 a 2021.
Justificativa: Após analisarmos a produção acadêmica da Revista LiterArtes no período de 2012 a 2021 identificamos projetos e programas governamentais que incentivam a formação de jovens leitores na Educação Básica no Brasil a fim de superar problemas centrais, tais como as altas taxas de analfabetismo funcional e evasão escolar. Concomitante a isso tem-se a Agenda Educação 2030 promovida pela UNESCO em parceria com o Fórum Mundial de Educação que estabelece como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a Educação “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (UNESCO). Portanto, a atual pesquisa científica possui relevância social pois permite apontar tendências da produção acadêmica da Revista LiterArtes sobre a formação de sujeitos leitores e, com isso, servir de embasamento teórico e metodológico para a formulação e implementação de políticas públicas na Educação Básica.
No presente artigo buscamos mapear os alcances e desafios das pesquisas científicas disseminadas na revista LiterArtes sobre a formação de professores e sujeitos leitores nos espaços escolares de 2012 a 2021. Após analisarmos a produção acadêmica da Revista LiterArtes no período de 2012 a 2021 identificamos projetos e programas governamentais que incentivam a formação de jovens leitores na Educação Básica no Brasil a fim de superar problemas centrais, tais como as altas taxas de analfabetismo funcional e evasão escolar. Concomitante a isso tem-se a Agenda Educação 2030 promovida pela UNESCO em parceria com o Fórum Mundial de Educação que estabelece como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a Educação “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (UNESCO). Portanto, a atual pesquisa científica possui relevância social pois permite apontar tendências da produção acadêmica da Revista LiterArtes sobre a formação de sujeitos leitores e, com isso, servir de embasamento teórico e metodológico para a formulação e implementação de políticas públicas na Educação Básica.[b]
A LiterArtes é uma revista científica de publicação eletrônica semestral da USP, dedicada aos estudos sobre diálogos contemporâneos da literatura infantil e juvenil com outras linguagens. Para desenvolvermos este artigo, buscamos mapear os alcances e desafios das pesquisas científicas sobre a formação de professores e sujeitos leitores nos espaços escolares, disseminadas na revista LiterArtes no período de 2012 a 2021. Selecionamos dezesseis (16) artigos, uma (1) entrevista e uma (1) resenha que se relacionam com o tema.
Após analisarmos as produções acadêmicas selecionadas, identificamos projetos e programas governamentais que incentivam a formação de jovens leitores na Educação Básica no Brasil a fim de superar problemas centrais, tais como as altas taxas de analfabetismo funcional e evasão escolar. Concomitante a isso tem-se a Agenda Educação 2030 promovida pela UNESCO em parceria com o Fórum Mundial de Educação que estabelece como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a Educação “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (UNESCO). Assim, a atual pesquisa científica possui relevância social pois permite apontar tendências da produção acadêmica da Revista LiterArtes sobre a formação de sujeitos leitores e, com isso, servir de embasamento teórico e metodológico para a formulação e implementação de políticas públicas na Educação Básica.
...