A Filosofia é Uma Forma de Pensar
Por: ana moratelli • 8/2/2016 • Trabalho acadêmico • 729 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
ATIVIDADE DA AULA 01
Qual a finalidade da Filosofia, para a ciência da Pedagogia? Comente. (mínimo 8 linhas).
A filosofia é um modo de pensar, uma postura diante do mundo, é uma pratica de vida que procura pensar nos acontecimentos além de sua aparência. A filosofia é muito importante para todos nos, pois desperta a reflexão, analise, coerência, questionamentos e acima de tudo o convencimento sobre todas as coisas que desejamos conquistar, se a filosofia se resume numa reflexão radical, rigorosa, e de conjunto sobre o homem, o mundo e a realidade circundante, então a Filosofia da Educação pode ser definida como uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto, sobre os problemas educacionais. Nós devemos acompanhar com raciocínio, com clareza e com segurança toda analise e acontecimentos que podemos acompanhar, ou seja, a filosofia nos ajuda a dar respostas seguras a todos os questionamentos.
Referencias: BECKER, Julci Stefano. Filosofia na pedagogia e ação escolar. Disponivel em < http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/006e3.pdf> Acesso em 09 de out. de 2013.
LEITE, Fabio Henrique Cardoso. Filosofia Geral. Fabio Henrique Cardoso Leite. Dourados: UNIGRAN, 2013/2
ATIVIDADE DA AULA 02
Por que dizemos que a introspecção é o característico da filosofia de Sócrates? Disserte (mínimo 8 linhas).
A introspecção é o característico da filosofia de Sócrates. E exprime-se no famoso lema conhece-te a ti mesmo - isto é, torna-te consciente de tua ignorância - como sendo o ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude. E alcançava em Sócrates intensidade e profundidade tais, que se concretizava se personificava na voz interior divina do gênio ou demônio. De acordo com Sócrates, a introspecção estava diretamente ligada a uma reflexão sobre a vida, e principalmente sobre o próprio indivíduo: "conhece-te a ti mesmo”. A partir de um olhar interno crítico, esse indivíduo poderia alcançar o auge de sabedoria e conhecer até sua voz interior, A fim de obter conhecimentos até então ignorados. que para o filósofo, era de fundamental importância.
Referencias: LEITE, Fabio Henrique Cardoso. Filosofia Geral. Fabio Henrique Cardoso Leite. Dourados: UNIGRAN, 2013/2
ATIVIDADE DA AULA 03
Discorra sobre o pensamento gnosiológico de Santo Agostinho (mínimo 8 linhas).
O problema gnosiológico é profundamente sentido por santo Agostinho; este problema é resolvido pela superação do ceticismo acadêmico mediante o iluminismo platônico. Comparte a tese platônica de que as ideias universais (as verdades eternas) são produzidas em nós do exterior, pois, a seu ver, se elas fossem provocadas por nós mesmos não poderíamos ter inteiramente as características de certeza, universalidade, imutabilidade de que são dotadas, sendo que nós somos seres contingentes e falíveis. Modifica, porém, a tese num aspecto importante: a causa da sua origem não são as ideias, mas Deus. Este é quem as infunde em nossa mente com sua ação iluminadora (teoria da iluminação).
...