A Formação continuada auxilia o professor para sanar os déficits de aprendizado na sua formação inicial
Por: Adriana Macheraldi • 23/5/2018 • Projeto de pesquisa • 625 Palavras (3 Páginas) • 173 Visualizações
Justificativa
A formação continuada auxilia o professor para sanar os déficits de aprendizado na sua formação inicial.
Ela se faz presente, devido a transformação do ensino, ao avanço da internet, e nas mudanças de características no perfil do aluno atual.
Ela tem que ser permanente, mais para que ela atinja seu objetivo, a formação continuada tem que ser atrativa, que estimule o docente, pois os professores muitas vezes, não se sentem motivados, pois os temas discutidos na formação, não representam a realidade cotidiana dos professores, são muito normativos, e pouco práticos.
Se nos inserirmos na formação continuada, podemos constatar que o conhecimento que tem se criado sobre, ela, nos últimos 10 anos, nasce em uma época de vertiginosas mudanças, na qual tudo que nasce é criado, etc. começando a ser obsoleto e ultrapassado no momento em que surge. Isso nos impõe uma constante reconceitualização, isto é, uma reflexão de zonas intermediárias na prática de valores (Schon,1993).
A escola tem uma responsabilidade com esta formação, os professores necessitam deste acolhimento e incentivo para as práticas educativas.
Os desafios e dificuldades em sala de aula, devem ser combatidos em grupo, com técnicas eficazes, com muito estudo e afinidade com o aluno.
Aprofunda-se se em temas vivenciados pelos alunos, não só no quadrante escolar, cria se um vínculo, e assim as dificuldades de aprendizagem são detectadas com mais facilidade e as correções mais efetivas.
Na teoria de desenvolvimento intelectual de Vygotsky, sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico social. O conhecimento que permite o desenvolvimento mental se dá na relação com os outros. Nessa perspectiva o professor constrói sua formação, fortalece e enriquece seu aprendizado. Portanto é importante ver a pessoa do professor e valorizar o saber de sua experiência. Nesse sentido para Nóvoa (1997.p.26).
Introdução
Como podemos constar em várias pesquisas, a formação continuada não é um vertente muito aderida pelos professores.
A formação continuada bem elaborada, com temas atuais, onde haja trabalhos em grupo, troca de experiências e avaliações individuais.
Não simplesmente discussão pré-estabelecidas, o (a) coordenador (a) pedagógico (a), tem que estar presente no dia -a – dia.
Uma formação continuada, não somente transforma o currículo do docente, mais sim o perfil profissional e também pessoal, externar as angustias do docente, que enfrenta dificuldades em alfabetizar.
A escola possui um papel importante no desenvolvimento da criança, a excelência da alfabetização dos anos iniciais poderá influenciar toda a vida acadêmica.
Notamos que a formação continuada tem uma procura insuficiente para professores envolvidos da educação básica.
Sabemos que o profissional professor das séries iniciais se forma através de um processo dinâmico de interações e experiências, na qual os saberes são construídos, seja para resolver problemas na sua prática pedagógica seja para organizá-la. Na construção destes saberes o professor aprende a profissão de educador. A esse respeito afirma Sousa (2008, p. 66) “[...] ser docente um profissional implica, portanto, dominar uma série de saberes, capacidades e habilidades especializadas que o fazem competente no exercício da docência. ”
...