A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Por: Robertfbn_gtr • 22/10/2022 • Monografia • 1.507 Palavras (7 Páginas) • 104 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
Curso de Licenciatura em Pedagogia
YASMIM DE JESUS DOS SANTOS
A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
CRISTALINA-GO
2022
YASMIM DE JESUS DOS SANTOS
A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Anhanguera, para obtenção de nota nas disciplinas de: A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO.
Profª. Tutora: Cilene Maria Cortez
CRISTALINA-GO
2022
INTRODUÇÃO
As grandes transformações que ocorrem na sociedade, com o tempo perpassam por todos os setores, atingindo os indivíduos. na educação principalmente, enquanto garantia do Estado, deve ser ofertada com qualidade assegurando que os indivíduos adquiram saber e tornem-se críticos, consciente das ações que envolvem o cotidiano ao seu redor e o mundo, além de melhor a qualidade de vida em decorrência da qualificação profissional.
No Brasil, a educação básica é comporta pelas etapas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, sendo o ensino fundamental subdivido em anos iniciais e anos finais. Todas essas etapas são importantes na formação dos indivíduos. Entretanto, a educação deve buscar atualizar-se de temas que são debates na sociedade, para que façam parte do currículo e processo de formação do alunado
Dessa forma, uma das transformações na sociedade contemporânea tem sido o uso cada vez mais frequente da tecnologia. A qual faz parte da vida dos indivíduos em todos os setores, para tanto deve ser incluída na educação objetivando ampliar e melhorar as práticas pedagógicas dos educadores, uma vez que o ensino tradicional tem sido cada vez mais questionado sobre atender as demandas de formação na educação básica.
O educador deve buscar ter metodologias de ensino que contribua no processo de desenvolvimento dos alunos. Uma das metodologias que vem sendo utilizada nos últimos anos é a gamificação, a qual faz parte do cotidiano das crianças e dos adolescentes, uma vez que constitui-se como jogos físicos ou virtuais, que proporciona diversão, criatividade e conhecimento aos jogadores.
Nesse ínterim, o presente trabalho como objetivo apresentar uma discussão sobre a importância da gamificação na educação, indicando como os avanços na tecnologia tem contribuído para que os jogos estejam cada vez mais presentes EM sala de aula. Será discutido também como a gamificação pode ser utilizada na educação infantil, primeira etapa da educação básica e importante na formação dos primeiros anos de vida das crianças.
A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
A educação deve estar atenta as mudanças que a sociedade vivencia para adequar-se visando o desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Na sociedade contemporânea tem sido cada vez mais comum as crianças e os adolescentes utilizando-se de jogos na vida cotidiana, principalmente os games online, os quais são possíveis ter acesso através de aplicativos, celulares, computadores e tabletes.
Dessa forma, a gamificação deve fazer do contexto escolar, sendo utilizada com prévio planejamento dos educadores, desenvolvendo jogos em sala de aula ou através de games, proporcionando aos alunos concentração, desenvolvimento de habilidade, do cognitivo, motor, afetivo, social, conhecimento, criatividade, além de aprender a trabalhar individual e no coletivo resolvendo situações-problemas. De acordo Lorenzoni (2020) gamificação significa utilizar elementos de jogos para engajar pessoas a buscar a resolver situações-problemas, alcançando objetivos propostos.
A gamificação pode ser utilizada pelos educadores objetivando ampliar os conhecimentos dos conteúdos discutidos, reforçando a importância da ludicidade na formação das crianças e dos adolescentes. A Base Nacional Comum Curricular (2018, p. 37) ressalta que ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
Em decorrência do avanço da tecnologia, tem sido cada vez mais comum o uso desta na área da educação, o que favorece o processo de aprendizagem através da ludicidade a partir de games. Há muitos jogos online disponíveis em sites confiáveis educativos que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, os alunos aprendem a resolver uma situação-problema, a enfrentar desafios, a saber como trabalhar em uma missão, além de aprender a conhecer o outro jogador, de forma que busque estratégias para vencer os problemas apontados no game. Conforme ressalta Inácio (2014):
Entende-se que gamificação parte do conceito de estímulo à ação de se pensar sistematicamente como em jogo, com o intuito de se resolver problemas, melhorar produtos, processos, objetos e ambientes com foco na motivação e no engajamento de um público determinado (INÁCIO, 2014, p. 23).
Nesse cenário, a gamificação na educação, quando alinhada às práticas pedagógicas do educador, pode alcançar objetivos que perpassam pela socialização dos alunos, desenvolvimento oral, cognitivo, motor. Para tanto, é válido ressaltar que o uso de jogos na educação infantil é relevante na formação das crianças. As crianças nessa etapa da educação estão em fase de descoberta e questionamento e as brincadeiras e a tecnologia fazem parte de suas vidas, por isso, o educador deve utilizar-se de games para reforçar os conhecimentos e os conteúdos trabalhados em sala, favorecendo o cognitivo, motor e concentração deste público.
PLANO DE AULA
Plano de Aula | ||
Identificação | Escola | Escola Sao Vincente de Paula |
Turma | Grupo 6 | |
Período | Vespertino | |
Conteúdo |
| |
Objetivos | Objetivo geral
Objetivos específicos
| |
Metodologia |
| |
Recursos |
| |
Avaliação |
| |
Referência |
|
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Muito importante sempre esta olhando e prestando atenção e estar atendo as mudanças do mundo para que que seja ofertada uma educação de qualidade, com amplas possibilidades de conteúdos e metodologias. As metodologias de ensino devem proporcionar aos estudantes conhecimento de forma que sejam críticos e qualificados, ao mesmo tempo em que os educadores precisam adequar suas práticas pedagógicas do tradicional para o contemporâneo.
...